A Renault acaba de divulgar as primeiras imagens do Symbioz, seu novo SUV híbrido. De acordo com a previsão, á previsão do modelo deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano na Europa, onde será vendido. Assim, não é certo se a marca francesa vai levar o SUV médio para outros países. Seja como for, segundo a marca francesa, o modelo vai se posicionar entre o Captur e o Secenic E-Tech no mercado europeu.
Com porte maior que o do Captur, o Renault Symbioz terá 4,41 cm de comprimento. A expectativa, aliás, é de que o peso fique abaixo de 1.500 kg. Nas fotos divulgadas, o novo SUV médio parece ter um desenho bastante moderno. Dessa forma, evidencia o teto panorâmico, bem com os faróis e as lanternas em LEDs. Aliás, uma imagem da traseira foca no logotipo da Renault e mostra o nome “Symbioz”. Outro detalhe interessante é as lanternas que trazem um recorte.
De acordo com a chefe de estratégia de nomeação da marca, Sylvia dos Santos, o nome Symbioz tem um propósito específico. Afinal, deriva da palavra francesa “symbiose”, que tem origem do grego antigo symbiosis. Na tradução, significa viver juntos. Dessa forma, passa a mensagem de carro familiar. Seja como for, até o momento, a Renault não divulgou mais informações do SUV como motorização, desempenho ou preços. No entanto, é certo que o modelo terá um conjunto híbrido.
Renault prepara SUV para o Brasil
Cabe lembrar que, em dezembro de 2023, a Renault confirmou que vai produzir um novo SUV compacto no Brasil, feito sobre a mesma plataforma do Kardian. O nome ainda não foi definido, mas o que se sabe é que ele disputará mercado com nomes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos e outros. Aliás, o modelo faz parte dos recentes investimentos anunciados pela Renault no Brasil. Além disso, seu processo de criação terá custo em torno de R$ 2 bilhões.
Ainda não há uma data para seu lançamento, que pode ficar para 2025. Segundo o CEO da Renault para a América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, a intenção da montadora é criar um produto específico para mercados como o Brasil, feito sob medida. Seja como for, a expectativa é de que o novo SUV conte com uma opção híbrida. Dessa forma, pode seguir a mesma linha do Symbioz.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!