Depois de entender que seu baixo volume de vendas se deve, em partes, à ausência de novas opções de SUVs e à baixa publicidade, a Mitsubishi decidiu tomar medidas. Neste ano, a fabricante aumentará suas ações comerciais em 15% e, desse modo, quer vendas 5% maiores. Um novo plano de produtos para o mercado mundial nos próximos 5 a 7 anos será anunciado em breve. E isso, a propósito, inclui o futuro do SUV XForce.
Durante conversa com a Auto News, o chefe da Mitsubishi América do Norte, Mark Chapfin, descreveu 2024 como uma plataforma para a próxima fase de transformação da Mitsubishi. Para ele, que ainda não revela detalhes, “o produto é a chave para promover a aceleração da transformação da marca”.
Um desses pontos de transformação, certamente, tem base no SUV XForce. Lançado em agosto de 2023 pela Mitsubishi na Indonésia e flagrado na Malásia na última semana, o modelo – que chegou para substituir o Outlander Sport (antigo ASX) – atuará além das fronteiras do sudeste asiático e, portanto, deve chegar também às Américas. Menor que o Eclipse Cross, o SUV, no Brasil, por exemplo, rivalizará com Hyundai Creta, Nissan Kicks e companhia. A previsão de estreia local fica para o ano que vem.
Ainda não há informações sobre a mecânica que o modelo usará fora da Ásia. Entretanto, de início, deve se manter com o mesmo 1.5 a gasolina de 106 cv e 14,4 mkgf oferecido por lá. O câmbio automático do tipo CVT também permanecerá em cena em mercados como Brasil e Estados Unidos.
Em detalhes
Em medidas, são 4,39 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Já a altura em relação ao solo é de 22,5 centímetros. Ângulos de entrada e de saída têm, respectivamente, 21° e 20,5°.
Em termos de design, o modelo tem visual parecido com o do conceito XFC, com faróis e lanternas em formato de “T” e grade dianteira com elementos tridimensionais. Além disso, detalhes como as linhas esculpidas na dianteira deixam o visual robusto, apoiado pelo para-choque, bem como pelos para-lamas. Por fim, as rodas de liga leve têm 18 polegadas.
Por dentro, o XForce traz telas integradas levemente curvadas para o motorista, com painel de instrumentos de 8″ e central multimídia com 12,3″. Tem tecido “mélange” no acabamento interior, cujo destaque é a resistência a manchas. Entre os equipamentos, tem carregador de celular por indução, entradas USB e USB-C, sistema Dynamic Sound (da Yamaha) com oito alto-falantes, ar-condicionado digital de duas zonas e recursos de assistência ao motorista. Dentre eles: alerta de colisão frontal, frenagem de emergência, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo e monitor de ponto cego.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!