Com o compromisso de ter apenas carros elétricos em sua linha até 2030, a Volvo já começa a dar os primeiros passos para alinhar sua gama. Desse modo, a montadora sueca anunciou que vai rebatizar os SUVs XC40 e C40 como EX40 e EC40 para 2025. Assim, os modelos seguirão o mesmo padrão de EX30 e EX90, por exemplo. A dupla chega ao mercado – inclusive brasileiro – ainda neste ano.
Então nada mais de sobrenome Recharge, já que a letra “E” será responsável por indicar que o carro é elétrico. Os híbridos plug-in, que também levam o Recharge no nome, deixarão de ser produzidos eventualmente. Por ora, também terão a denominação sublimada, passando a usar as insígnias T6 ou T8, de acordo com as diferentes variantes de potência.
Caso você tenha acabado de levar para casa um XC60, não se desespere, porque isso não significa que eles sairão de linha imediatamente. Mas a medida vai tornar a nomenclatura dos carros da marca mais simples, direta e padronizada.
Novo pacote de performance da Volvo
O EX40 e o C40 terão exatamente o visual dos antecessores – a única mudança será o emblema com o nome. Contudo, a Volvo vai oferecer um novo software para aumentar a performance dos carros em alguns mercados. Ainda não sabemos se o pacote estará disponível no Brasil.
O upgrade aumenta a potência das versões com dois motores e tração integral em 33 cv. Assim, o pedal do acelerador tem novo mapeamento para obter respostas mais rápidas. Ao configurar o carro para o modo de condução “Performance”, o pico de potência passa de 408 cv para 441 cv.
Apesar do software ser um opcional para os carros da linha 2025, donos de modelos 2024 também poderão comprar o pacote e fazer o download por meio de um aplicativo da Volvo.
Outras novidades da linha 2025
Além dos novos nomes, o EX40, o EC40 e mesmo o XC40 híbrido (que não é vendido no Brasil) terão uma série especial chamada Black Edition. Essa opção já estava disponível para o XC60 desde o ano passado.
Os modelos da Black Edition têm pintura na cor preta Black Onyx e até os acabamentos são pretos brilhantes. Ou seja, o visual dos carros é totalmente escurecido, diferentemente de algumas outras marcas que oferecem edições assim, mas mantêm os detalhes prateados na carroceria. Por fim, há rodas de 20 polegadas e duas opções para o acabamento interno.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!