Você está lendo...
Prestes a estrear, Fiat Titano ganha site e mais fotos; veja possível preço
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Prestes a estrear, Fiat Titano ganha site e mais fotos; veja possível preço

Primeira picape média da Fiat no Brasil, Titano está próxima do seu lançamento em março; modelo deverá ser mais cara que versões de topo da Toro

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

26 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat
Titano terá três versões de acabamento com câmbio manual ou automático, tração integral e motor que entrega 180 cv de potência
Crédito:Fiat/Divulgação

Cada vez mais perto de chegar no mercado nacional, a Fiat Titano, primeira picape média da Fiat no Brasil, começa revelar seus detalhes finais antes da estreia, em março. O modelo ganhou um site dedicado, com novas imagens, tanto externas como também do interior.

Um dos principais destaques é o painel digital de 7 polegadas, bem como a central multimídia de 10 polegadas. Há conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, é possível utilizar os serviços de navegação como Google Maps e Waze, por exemplo.



Fiat/Divulgação

Publicidade


Outro ponto forte da interna é o ar-condicionado dual zone, assim como os botões físicos ao estilo tecla. Há também difusores de ar específicos do modelo e o volante multifuncional, de dois raios. Em outro registro do site é possível ver a alavanca e o console que abriga a transmissão automática de oito velocidades, com dois modos de condução (Eco e Sport). Vê-se também o seletor da tração, divididas entre 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.

Fiat/Divulgação

Há também monitoramento 2D e 3D de 360° da picape, bancos de couro e assento do motorista com ajustes elétricos. A Titano trará também assistente de faixa e saída de pista, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de tráfego traseiro. Ela também conta com alerta de colisão com frenagem automática e seis airbags.


Conjunto mecânico da Fiat Titano é um 2.2 diesel

Fiat/Divulgação

Em matéria de conjunto mecânico, é esperado uma unidade de origem Peugeot, um 2.2 diesel, com mais de 200 cv de força e torque próximo dos 46 mkgf. Por fim, na suspensão, a traseira será por eixo rígido e feixe de molas, enquanto a dianteira conta com duplo braço na dianteira com molas helicoidais.

Site dedicado à picape dá contagem regressiva para o lançamento (Fiat/Divulgação)

Para os que pretendem usar o modelo para carregar coisas ou mesmo para trabalho, a Titano consegue suportar mais de uma tonelada de carga, e sua caçamba tem capacidade para mais de mil litros, por exemplo. Os preços ainda são desconhecidos, mas acredita-se que a fabricante traga uma gama enxuta de versões para a Titano. Isso, a princípio, obrigará a picape a custar algo pouco acima das Toro topo de linha (Ultra e Ranch custam R$ 212.990).

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.