O Renault 5 E-Tech foi oficialmente revelado ao público durante o Salão de Genebra, e guarda certa semelhança com seu antecessor, lançado em 1972. O modelo manteve boa parte dos itens vindos do conceito, apresentado ainda em 2021, e agora ocupa a posição de elétrico de entrada da marca, em substituição ao Zoe.
Totalmente elétrico, o modelo promete um alcance elétrico de até 400 km, e tem um preço que começa em 25 mil euros, o equivalente a R$ 135 mil reais, aproximadamente. Estabelecendo o comparativo com o Brasil, o valor é próximo do pedido por um BYD Dolphin, por exemplo. Desenvolvido durante três anos, é o primeiro modelo a utilizar a plataforma AmpR Small, arquitetura elétrica para modelos compactos.
Por fora, a silhueta remete ao R5 original, com detalhes atualizados e modernos. Por dentro, os destaques ficam por conta da interna, que mesmo apresentando itens atuais, como um painel de instrumentos que se estende até a central multimídia, ainda consegue remeter ao passado, onde costuras no painel lembram o modelo pioneiro.
Completando a modernidade interna, o novo Renault 5 inclui um novo sistema de entretenimento feito com base no Google, que dá acesso aos aplicativos do mesmo, por exemplo. Além disso, outra novidade é o assistente virtual Reno, que faz sua estreia no R5, e tem acesso às funcionalidades do Chat GPT.
A plataforma AmpR Small, também conhecida por CMF-B EV, permite ao modelo uma única configuração, com motor e tração localizados na dianteira. Falando de motor, a unidade, derivada do conjunto utilizado no Megane E-Tech e Scenic E-Tech, tem três níveis de potência: 70 kW (95 cv), 88 kW (120 cv) e por fim o mais potente, com 110 kW (150 cv).
Renault 5 E-Tech tem alcance elétrico de até 400 km
Alimentando o conjunto, duas baterias estarão disponíveis: uma de 40 kWh e outra de 52 kWh. Isso se traduz em um alcance elétrico de 300 km e 400 km, respectivamente. Outro destaque é a suspensão traseira multi-link, que junto do baixo centro de gravidade, pode conferir ao carrinho uma boa dirigibilidade.
Seja como for, o Renault 5 E-Tech terá pela frente rivais de peso. Entre eles, estão o futuro VW ID.2, Peugeot e-208, Citroën e-C3, Mini Cooper Elétrico e Fiat 500e. Outros rivais a serem batidos pelo hatch francês são os chineses BYD Dolphin e GWM Ora 03, que começam a ganhar espaço no mercado europeu.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!