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Rivian, de Jeff Bezos, vai para cima da Tesla com SUVs elétricos
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Rivian, de Jeff Bezos, vai para cima da Tesla com SUVs elétricos

R2 e R3 têm propostas menores e mais baratas que os anteriores R1 SUV e picape; um aposta no estilo retrô e outro na versatilidade

Vagner Aquino, especial para o Estadão

09 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Rivian
R2 e R3 têm propostas menores e mais baratas que os anteriores R1 SUV e picape; um aposta no estilo retrô e outro na versatilidade
Crédito:Rivian/Divulgação

Tecnologia moderna e visual retrô. Essa combinação tem ganhado cada vez mais a indústria automotiva de uns tempos para cá. Fiat 500e, Renault 5, ORA Cat Punk e diversos outros modelos têm em comum a motorização 100% elétrica, entretanto, mesmo nascendo neste século, trazem características de carros antigos na parte estética. A mais recente fabricante a adotar essa prática é a Rivian, de Jeff Bezos. Com isso, a rival da Tesla, do bilionário Elon Musk, promete um produto de peso, o estiloso R3.



Produzido na nova plataforma de tamanho médio da Rivian, o modelo conta com a mesma estética já conhecida na família R1 (SUV e picape). Tem a mesma barra de luz enorme na parte da frente com dois traços verticais. O carro é bem quadradão e tem queda direta da traseira (à lá Volkswagen Golf da década de 1970), o que dá um ar totalmente vintage. Mas é na parte de trás que a modernidade se faz presente, com assinatura luminosa horizontal que cruza de uma ponta a outra da carroceria. Abaixo, letras que compõem o nome da marca em letras maiúsculas.

Rivian
R3X (Rivian/Divulgação)

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Até o momento, nada se fala de concreto sobre o carro. Mas a promessa é ter números bastante interessantes, com distância entre-eixos de 2,80 metros, por exemplo. Ou seja, é 45 milímetros mais longo do que no Tesla Model Y.

R3 (Rivian/Divulgação)

No sistema elétrico, o carro contará com o configurações de dois ou três motores e duas escolhas em termos de bateria. Nesse sentido, a autonomia máxima prometida pela Rivian é de 480 km. A marca afirma que, nas versões mais potentes, o 0 a 100 km/h acontece em menos de 3 segundos. Uma variante mais potente e com visual incrementado, a R3X, também é promessa. Especula-se que os preços partam de, aproximadamente, US$ 25 mil (R$ 124,5 mil, na conversão direta).


Rivian
R2 (Rivian/Divulgação)

R2

Com as mesmas características do R3 e do R3X, o R2 é outra aposta da marca. Entretanto, apesar de ter a mesma cara, o SUV de 4,72 m de comprimento não conta com o aspecto retrô. Nele, bem como no R3, um ponto curioso é que todo o espaço no habitáculo (exceto o para-brisa) poderá ser aberto. E dá, por exemplo, para deixar o interior do carro totalmente plano, basta rebater os assentos traseiros e os dianteiros. Ou seja, dá para ter piso plano a céu aberto. A Rivian promete começar a produzir o SUV em breve, a fim de oficializar as entregas no primeiro semestre de 2026.

E o modelo quer custar barato. No entanto, sem abrir mão da vasta lista de equipamentos. Nela, uma tela gigante ao centro, quadro de instrumentos digital e pacote ADAS com 11 sistemas de assistência ao condutor, incluindo nível 3 de automação. Terá, portanto, preço inicial de US$ 45 mil (R$ 224,1 mil).


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