A Ferrari começou a entregar a tão aguardada SF90 XX Stradale, primeiro modelo XX a receber a homologação para rodar nas ruas. A primeira unidade (das 799 que serão fabricadas em Maranello) desembarcou no bairro de Mayfair, em Londres, e chamou a atenção dos pedestres ao desfilar pela capital inglesa, que sacaram seus celulares para fotografar a bela máquina.
O superesportivo tem pintura na cor Rosso Magma, um tom de vermelho profundo que contrasta com o teto preto e os elementos de fibra de carbono. A traseira traz uma barra de LED e as rodas também são de carbono na cor preta. Já o interior mescla couro e Alcantara com costuras contrastantes vermelhas.
De acordo com a Ferrari, todos os carros foram reservados mesmo antes de a versão ser revelada, em junho do ano passado. Apesar de o preço não ter sido divulgado para essa unidade específica, por conta da customização, o valor anunciado durante o lançamento era de 770 mil euros (cerca de R$ 4,16 milhões, na conversão direta).
Como é a Ferrari SF90 XX Stradale
Mais apimentada que a SF90 Stradale, a versão XX recebeu mudanças para se tornar a Ferrari para as ruas mais aerodinâmica da história. Ou seja, o superesportivo híbrido recebeu uma grande asa fixa, traseira alongada e um difusor menor. Com essas melhorias, o downforce chega em 530 kg a 250 km/h. Além disso, o modelo ficou 10 kg mais leve se comparado ao carro convencional.
Apesar de manter o 4.0 V8 biturbo, o motor ganhou novos pistões e câmera de combustão, aumentando a taxa de compressão. Dessa forma, a potência subiu de 780 cv para 797 cv. Complementam o conjunto três motores elétricos de 230 cv, que culminam em 1.030 cv de potência total. O câmbio automático de dupla embreagem e oito marchas transfere a potência para as quatro rodas. Assim, a SF90 XX Stradale chega aos 100 km/h em 2,3 segundos, além de atingir velocidade máxima de 320 km/h.
Cabelos ao vento
Além da opção Stradale, que nomeia a carroceria cupê, a SF90 XX também terá a versão Spider, conversível. Ainda mais exclusiva, terá somente 599 unidades produzidas – e claro, todas vendidas. O preço é ainda mais salgado: 850 mil euros, ou aproximadamente R$ 4,6 milhões. As entregas da configuração sem capota estão previstas para começar no fim deste ano.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!