A Ferrari está na liderança do ranking das marcas mais rentáveis do setor automotivo. Após ter registrado um faturamento de 6 bilhões de euros em 2023, a empresa italiana vendeu mais de 13.600 veículos no ano passado por preços mais caros do que registrados anteriormente. Além disso, a Porsche, outra marca clássica do segmento premium, ocupa o segundo lugar entre as mais rentáveis e, assim, aparece em destaque na lista.
Dados coletados em 24 empresas automotivas mostram que grande parte das montadoras da Europa, EUA, Japão e da Coreia do Sul tiveram um desempenho muito bom ao longo do ano. Outras duas fabricantes da China também entraram na pesquisa realizada pelo Motor1.
Em termos gerais, o setor automotivo cresceu 11% no ano passado e chegou a 2,25 trilhões de euros. Com exceção da Isuzu (que não teve alteração de receita), as 23 fabricantes do setor automotivo que participaram da pesquisa registraram aumento de lucratividade.
Ferrari registrou recorde de vendas
A Ferrari atingiu seu recorde financeiro no ano passado após o lançamento do seu primeiro SUV, conforme o Jornal do Carro antecipou. Ademais, a marca também ganhou destaque com carros personalizados para clientes mais exigentes. Em 2023, a marca italiana vendeu 13.663 veículos e faturou 6 bilhões de euros em receita.
O resultado foi mais significativo, ainda, depois que as primeiras unidades do Purosangue foram entregues no segundo semestre do ano passado. No total, os lucros de operações da Ferrari chegaram a 1,61 bilhão de euros e representaram uma margem de 27% para a empresa.
Apesar dos excelentes resultados da Ferrari, a Porsche não ficou pra trás nos resultados. A empresa obteve lucro de 7,28 bilhões de euros com uma receita de 40,53 bilhões de euros. Contudo, a margem de operações da Porsche permaneceu estável em 18%, portanto, ela ficou em segundo lugar. As vendas do 911 e do Taycan, por exemplo, influenciaram significativamente nos resultados da Porsche, que também vendeu muito bem seus três SUVs.
BMW, Stellantis e Kia também integram ranking
O grupo BMW aparece na pesquisa em terceiro lugar com a margem operacional de 11,9% frente ao resultado de 9,8% em 2022. Ou seja, a marca teve um crescimento de 2,1% e registrou forte aumento na margem.
Além disso, a Stellantis ocupa o quarto lugar com a margem operacional de 11,8% em 2023. Já a Kia, em quinto lugar, teve um crescimento expressivo de 3,3% entre 2022 e 2023, ou seja, sua margem fechou o ano em 11,6%.
Confira a lista das 10 marcas mais rentáveis
- Ferrari – 27%
- Porsche – 18%
- BMW – 11,9%
- Stellantis – 11,8%
- Kia – 11,6%
- Daimler 11,4%
- Toyota – 11,1%
- Jaguar Land Rover – 11%
- Subaru – 9,5%
- Hyundai – 9,3%
O Jornal do Carro também está no Instagram!