O Salão do Automóvel de Pequim, na China, abrirá os portões no dia 24 de abril e será palco para a estreia do Mercedes-Benz Classe G elétrico. Pela primeira vez, o jipão off-road da marca alemã ganhará motorização 100% movida por energia elétrica. O modelo que está no mercado há 45 anos sempre foi vendido com propulsão a gasolina ou diesel.
De acordo com a Mercedes-Benz, o modelo elétrico não seguirá outros integrantes da marca com a adoção do prenome “EQ”. Nele, o nome escolhido foi G 580. O número, acredita-se, adianta a potência do motor, que deve ficar em 580 cavalos.
A marca informa consumo médio de até 3,3 km/kWh. Desse modo, considerando o uso de baterias de 100 kW, estima-se autonomia de aproximadamente 320 km. Pouco para um modelo voltado ao uso off-road, afinal, as estradas de terra não têm carregadores, logo, a proposta não condiz. Ainda mais em se tratando de um carro com mais de 2,5 toneladas de peso em ordem de marcha, ou seja, o consumo de energia será alto.
O visual permanecerá praticamente igual ao modelo já existente. Inclusive, inimigo da aerodinâmica em nome do estilo. A marca alemã não adiantou detalhes sobre o novo G 100% elétrico, que será o nono modelo movido a baterias da Mercedes-Benz. Contudo, terá, na parte mecânica, quatro motores elétricos, um em cada roda. Dentre as facetas do modelo, dá para girar 360° em torno do próprio eixo. Isso porque cada um desses quatro motores permitem às rodas girarem em direções diferentes.
Cabe recordar que a Mercedes-Benz renovou, recentemente, o Classe G, com novidades interessantes na motorização, que passa a ser eletrificada.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!