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Kia terá 15 carros elétricos até 2027 e quer liderança global
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Kia terá 15 carros elétricos até 2027 e quer liderança global

Lista de novidades da Kia inclui EV2, EV3, EV4 e EV5 (elétricos), entre outros; futuro eletrificado foi anunciado no CEO Investor Day 2024

Vagner Aquino, especial para o Estadão

19 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Kia
Desses 15 modelos, dois atenderão ao conceito de PBVs (veículos especificamente construídos), que possuem alto grau de customização
Crédito:Kia/Divulgação

E, mais uma vez, a Kia vem cheia de promessas de investimentos em eletrificação. Desta vez, a marca sul-coreana quer expandir a oferta de carros elétricos e também investir em baterias. Ademais, o reforço da oferta de veículos híbridos também está nos planos. A meta ousada, anunciada durante o CEO Investor Day 2024, em Seul, na Coreia do Sul, consiste em ampliar a linha de modelos zero emissões para 15 exemplares até 2027.



Com o objetivo de vender 1,6 milhão de veículos elétricos em 2030, a Kia quer investir também em novos modelos híbridos (plug-in e convencionais). Em relação aos modelos, a lista tem EV2, EV3, EV4 e EV5 (elétricos), bem como PV5 e PV7 (híbridos plug-in).

E de nada adianta ter carro elétrico e não oferecer estrutura aos usuários. Portanto, para evitar que os clientes rejeitem os futuros EVs (como vem acontecendo em diversos mercados mundo afora), a Kia planeja construir mais de 5.400 estações até 2030 na Coreia do Sul. Hoje, tem apenas 482 unidades. Ademais, a marca quer utilizar mais de 30 mil estações de recarga na América do Norte até 2030 como parte da joint-venture Ionna. Na Europa, em contrapartida, a Kia construirá mais de 17 mil pontos em parceria com a Ionity.

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Kia EV9
Kia EV9 (Kia/Divulgação)

A meta da Kia é vender 4,3 milhões de veículos anuais até 2030. Desse modo, a marca decidiu melhorar o desempenho da bateria e garantir a competitividade de custos. Ou seja, a marca vai atualizar sua tecnologia, aumentando a densidade de energia e a oferta de alcance das baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM). Além disso, terá outras opções do componente, como fosfato de ferro de lítio (LFP), a fim de atender outros mercados globais.

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.