De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, a Fiat permanece na liderança do ranking das marcas. Apesar de a Volkswagen ter o carro mais vendido do mês e do ano (o hatch Polo), a marca italiana vende mais, tanto no acumulado do ano quanto no ranking mensal de vendas de automóveis e comerciais leves. Em participação de mercado, a fabricante detém 20,8% e dispara na frente.
Em números, a Fiat já emplacou 143.607 veículos em 2024. A Volkswagen, contudo, a segunda colocada, registrou 110.264 comercializações no período. Ademais, para fechar o top five, General Motors, Toyota e Hyundai vêm, na sequência, com, respectivamente, 86.751, 59.308 e 52.865 emplacamentos.
Entre a sexta e a nona posição do ranking das marcas não há novidades. Continua, como em março, a seguinte sequência: Renault (sexto lugar), Jeep (sétima), Nissan (oitava), Honda (nona). Embora tenha bombado nas vendas do Dolphin Mini, que ultrapassou o Toyota Corolla, como noticiou o Jornal do Carro, a BYD continua na décima posição do ranking, acima da Caoa Chery.
Seja como for, a marca chinesa vendeu quase 1.000 unidades a mais que no fechamento anterior (6.213, em março, contra 7.046 emplacamentos, em abril). Desse modo, seu market share aumentou, respectivamente, de 3,1% para 3,2%. Tem, por fim, no acumulado do ano, 21.979 registros de vendas no País.
Dança das cadeiras
Dentre as surpresas do fechamento de abril, destaque para a Citroën, que ultrapassou a prima RAM (ambas pertencem à Stellantis). Logo abaixo, mais uma troca: GWM e Peugeot. A chinesa ultrapassou a francesa, afinal, seus SUVs híbridos Haval H6 vêm fazendo bastante sucesso com o público brasileiro e, só no mês passado, venderam 1.609 unidades – 137 a mais que o Peugeot 208.
Por fim, cabe destacar que, embora tenha perdido o 19º lugar para a Mercedes-Benz, a Volvo (20ª) ainda ficou acima da Audi, que estacionou no 21º lugar do ranking, com 1.868 unidades vendidas no acumulado do ano e 0,27% de participação. A marca sueca, no entanto, deve melhorar seu desempenho após o lançamento do EX30 no Brasil, previsto para as próximas semanas. Cabe, a princípio, lembrar que o SUV elétrico – que o Jornal do Carro já dirigiu, na Espanha (veja o vídeo) – está em pré-venda no País desde meados de 2023, em três versões de acabamento e preços a partir de R$ 229.950.
Veja a lista das marcas mais vendidas no acumulado do ano:
1ª) Fiat: 143.607 (20,77%)
2ª) Volkswagen: 110.264 (15,95%)
3ª) General Motors: 86.751 (12,55%)
4ª) Toyota: 59.308 (8,58%)
5ª) Hyundai: 52.869 (7,65%)
6ª) Renault: 38.604 (5,58%)
7ª) Jeep: 35.071 (5,07%)
8ª) Nissan: 26.630 (3,85%)
9ª) Honda: 24.178 (3,50%)
10ª) BYD: 21.979 (3,18%)
11ª) Caoa Chery: 18.086 (2,62%)
12ª) Ford: 11.834 (1,71%)
13ª) Citroën: 9.700 (1,40%)
14ª) RAM: 9.619 (1,39%)
15ª) GWM: 8.017 (1,16%)
16ª) Peugeot: 7.665 (1,11%)
17ª) Mitsubishi: 6.915 (1,00%)
18ª) BMW: 4.579 (0,66%)
19ª) Mercedes-Benz: 2.241 (0,32%)
20ª) Volvo: 2.045 (0,30%)
21ª) Audi: 1.668 (0,27%)
Siga o Jornal do Carro no Instagram!