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Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil
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Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

Xpeng chegará ao mercado brasileiro e deve ter SUV de luxo no catálogo nacional; sedãs também estão no portfólio

Vagner Aquino, especial para o Estadão

02 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

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XPeng G9
Xpeng G9 é SUV de luxo que pode vir ao Brasil
Crédito:XPeng/Divulgação

Omoda e Jaecoo, Neta, Wey, Zeekr, e por aí vai. Todos esses nomes ainda soam incomuns aos brasileiros, mas logo estarão na boca do povo, afinal, tratam-se de marcas chinesas que chegarão ao País nos próximos meses. E essa nova onda da “invasão chinesa” (a primeira aconteceu no começo da década passada) não para por aí. Tem, ainda, a XPeng, parceira da VW (leia mais) para engordar essa lista. A marca tem estreia marcada para breve no mercado nacional.



De acordo com informações do site Motor1, a marca atuará no Brasil “em breve” por meio de empresa parceira. Ou seja, é como a Chery fez com o grupo Caoa, empresa brasileira que controla a marca chinesa por aqui. Até o momento, o martelo não foi batido sobre o respectivo representante oficial da marca no País.

SUVs, sedãs e até carro voador

Assim como a empresa parceira, ainda não é certo quais modelos (todos são elétricos) serão vendidos por aqui, tampouco a primeira aposta a aterrissar no País. De olho na tendência do mercado, no entanto, o mais óbvio seria a marca (criada há dez anos) importar um de seus SUVs. Desse modo, como a marca se posiciona no mercado de luxo, faria sentido oferecer o G9, um SUV grandalhão, de 4,89 metros de comprimento e arquitetura de 800V. Na motorização, potência de 584 cv.

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Xpeng
Xpeng P7 (Xpeng/Divulgação)

Cabe lembrar que a XPeng tem até carro voador no portfólio. Mas a gama tem, como destaques, os sedãs P5 e P7. O P5, embora seja inovador, com sistema de sensores a laser LiDAR, promete autonomia quase total de condução. Entretanto, seria inútil traze-lo, porque o sistema não poderia ser usado por aqui.

Desse modo, outra aposta plausível seria o P7, que tem 4,87 metros de comprimento e ocupa o posto de topo de linha da marca. Gera até 430 cv (um motor em cada eixo) e autonomia superior a 700 km com carga completa da bateria – de 87,5 kWh. Sobre preços, ainda não há palpites.


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