O modelo Niro Rio Open Limited Edition estreou no Brasil em dezembro de 2023 como parte da estratégia da Kia para marcar seu patrocínio do torneio de tênis Rio Open. Assim, a série limitada do SUV híbrido tem só 100 unidades. O modelo, aliás, traz como base a versão topo de linha SX Prestige, mas com alguns itens a mais e um leve toque no visual.
Para começar, o Niro traz a numeração de 1 a 100 no console central. Além disso, tapetes e emblemas apresentam a personalização do nome Rio Open Limited Edition. Todas as unidades chegam na cor Vermelho Metálico, inédita no Brasil, e que chama a atenção. Estes são os diferenciais do visual externo e interno. Mas nem seria necessário muito enfeite, afinal, o crossover da Kia tem visual para lá de moderno e cheio de personalidade.
No Brasil, o Kia Niro rivaliza diretamente com o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, mas é um pouco mais caro. O modelo tem preço de R$ 231.790, enquanto o concorrente, que é feito em Sorocaba (SP), custa R$ 210.190. Além do SUV da Toyota, há também o Haval H6, que parte de R$ 214.000. Apesar disso, o conjunto híbrido do veículo é bem eficiente, o que pode agregar ao modelo certa vantagem na hora da compra.
Kia Niro: edição limitada é espaçosa e confortável
Ao embarcar no Kia Niro Rio Open, o interior impressiona pela amplitude. O modelo tem dimensões de SUV médio, com 4,42 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e 2,72 metros de entre-eixos. Já a altura de 1,54 metros o faz parecer uma perua – é um tanto mais baixo que Corolla Cross e que o Jeep Compass, por exemplo. Entretanto, o grande entre-eixos torna o espaço a bordo surpreendente. Dá até para deitar o assento dianteiro do passageiro.
Além disso, os bancos dianteiros – tanto o do motorista quanto o do carona – recebem ventilação direcionada, o que torna o passeio mais agradável em dias quentes. Por fim, o Niro traz duas opções de memória que incluem ajustes dos retrovisores elétricos, posição do banco do motorista, modo de condução e ajustes do ar-condicionado.
Configurações
Apesar dos 1.394 kg de peso, a direção do Kia Niro é suave acompanhada de um interior extremamente silencioso em modo elétrico. No conjunto mecânico, o modelo traz o motor Kappa 1.6 16V de quatro cilindros com injeção direta de gasolina e outro elétrico, mais uma bateria de 240V. Segundo a Kia, a potência combinada chega a 141 cavalos e o torque máximo é de 27 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas, com tração dianteira.
Um destaque são os diferentes modos de funcionamento do conjunto híbrido. Por exemplo, na cidade, com o anda e para do trânsito, e velocidades baixas, o Kia Niro roda em modo elétrico. Já em outros, como em vias expressas e rodovias, o modelo aciona o motor a combustão. Tudo de forma automática, sem a necessidade de recarregar a bateria. Dessa forma, reduz o consumo. Segundo o Inmetro, faz até 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade.
Com o tanque de combustível de 42 litros, a Kia informa que o crossover tem 800 km de autonomia. Já a aceleração de 0 a 100 km/h não é tão empolgante e leva longos 10,8 segundos. Mas digamos que ao volante o Niro tem boas respostas e oferece agilidade no trânsito. É possível alternar na direção entre os modos Eco e Sport.
Equipamentos
O SUV de 5 lugares com rodas de 18″ tem um porta-malas forrado de 425 litros, mas que pode chegar a 844 litros com o banco traseiro rebatido. No painel, a tela flutuante de 10,25″ é acoplada ao quadro de instrumentos, que também tem 10,25″. O multimídia oferece conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré com guias dinâmicas e há carregador por indução para smartphones, bem como portas USB-C para os passageiros de trás em posição inusitada, nas laterais dos encostos dos bancos dianteiros.
A segurança é um ponto-chave para o modelo, que apresenta sensor de ponto cego, 8 airbags e assistente de prevenção de colisão. Já o ar-condicionado é digital de duas zonas e tem saídas para o banco traseiro, o que ajuda ano conforto.
Um detalhe curioso sobre a funcionalidade da central multimídia é a opção de “sons da natureza”. Sim, a marca coreana pode proporcionar barulhos de chuva ou de cantos de pássaros enquanto o condutor está ao volante, para proporcionar relaxamento.
Acabamento interno e externo
Na cabine, o acabamento traz tanto plástico duro quanto algumas partes em material macio. Já o revestimento dos bancos é feito a partir de folhas de eucalipto e tem textura similar ao couro. Ademais, a iluminação é de LED. Só faltou um teto solar panorâmico!
Visto de fora, o Niro traz impressão de robustez realçada pela cor Vermelho Metálico. Na traseira, as lanternas em LED têm formato “C” e lembram bumerangues, enquanto, na dianteira, há um conjunto óptico dividido, com as luzes diurnas de LEDs formando uma linha contínua. Outro detalhe bacana é o sistema Key-less, ou seja, permite travar ou destravar as portas por um botão – basta que o condutor se aproxime do veículo com a chave.
Niro Rio Open é uma boa compra?
O preço do Kia Niro Rio Open Limited Edition é um pouco mais salgado, por ser uma série especial e limitada a 100 unidades numeradas. Mas o crossover híbrido é bastante econômico e oferece um amplo e agradável espaço a bordo, principalmente para quem costuma andar em família. Os itens adicionais também agregam conforto e deixam a experiência mais completa, com destaque para a vasta quantidade de recursos de segurança e conectividade.
O Jornal do Carro também está no Instagram!