Mais uma marca chinesa de carros está chegando ao Brasil. A Neta Auto, startup de veículos eletrificados, anunciou nesta terça-feira (28) os detalhes da operação que terá no País. A montadora vai lançar seus três primeiros modelos no mercado no 2º semestre deste ano. Um deles é o Neta GT (foto), um esportivo elétrico com tração integral e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Além dele, a marca planeja SUVs híbridos, como o Neta L.
Para dar início à operação brasileira, a Neta Auto trabalha em duas frentes principais no momento. Enquanto negocia e organiza a construção da sua rede de concessionários no País, a marca avança no processo de homologação dos carros para abrir vendas nos próximos meses. “Vamos lançar os três modelos de uma só vez”, garante Henrique Sampaio, diretor de marketing e produto da marca no Brasil.
Neta GT chega no 2º semestre
Conforme o Jornal do Carro antecipou no fim de abril, os primeiros carros da Neta Auto chegaram ao País para o lançamento da marca e o processo de homologação. Paralelamente, a montadora conversa com representantes para formar a rede. As primeiras lojas serão nas regiões Sudeste e centro-oeste, mas, conforme Henrique Sampaio, há interessados no Nordeste e em outras regiões. Na China, o posicionamento de preços é o mesmo de BYD e GWM.
Aliás, o primeiro lançamento está definido: será o Neta GT, cupê elétrico que lembra o Chevrolet Corvette. O esportivo tem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,21 Cx e números de supercarro. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, leva 3,7 segundos na versão mais poderosa, com tração integral e dois motores elétricos. Esta tem 462 cv de potência, enquanto a versão com tração traseira tem 231 cv e faz o 0-100 km/h em 6,5 s.
Além disso, o cupê de duas portas e quatro lugares é moderno por dentro e tem amplo espaço interno, com 2,77 metros de distância entre-eixos distribuídos em longos 4,71 m de comprimento. E tem autonomia robusta. Na versão de entrada, a bateria de 64,2 kWh garante alcance de 562 km, enquanto o modelo AWD, com bateria de 74,4 kWh, chega a 580 km no ciclo chinês CLTC. Por dentro, o destaque é a grande tela central de 17,6″ do multimídia.
Neta Aya será rival do Dolphin Mini
A Neta Auto também planeja lançar no Brasil o compacto Aya. O modelo, aliás, chega aqui ainda em 2024, no fim do ano, para concorrer entre os carros elétricos de entrada. O foco será o BYD Dolphin Mini e outros modelos com preços próximos de R$ 120 mil, como o JAC e-JS1. O carro da novata chinesa tem 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura, 2,42 m de entre-eixos e lugar para cinco passageiros.
Na versão de entrada, o Neta Aya tem motor capaz de gerar 54 cv de potência (40 kW) e 11,2 mkgf de torque máximo (110 Nm). Já a configuração mais cara tem 95 cv (70 kW) e 15,3 mkgf de torque (150 Nm). As autonomias são de 318 km e 401 km com a carga completa. Por dentro, o elétrico lembra modelos da BYD e tem tela central de 14,6″. Na China, a versão de topo de linha do Neta Aya custa 88.800 yuans, o equivalente a R$ 63.300 na conversão direta.
Rival do Song Plus, Neta L chega em 2025
Tal qual BYD e GWM, a Neta Auto também vai começar sua operação com um carro mais caro. Entretanto, logo a chinesa virá com outros produtos mais acessíveis e eletrificados. A nova marca tem quatro modelos disponíveis atualmente no mercado chinês: Neta GT, Neta S, Neta U e Neta V. Mas, em breve terá uma linha mais ampla com elétricos e também híbridos.
Pois a aposta para 2025 será o Neta L, um novo SUV com tamanho de Toyota Corolla Cross e tecnologia semelhante ao sistema e-Power da Nissan. O carro é tracionado por um motor elétrico instalado no eixo traseiro e traz um motor a gasolina na dianteira, que funciona como um gerador para alimentar a bateria do motor principal. Dessa forma, promete consumo baixíssimo e facilidade de abastecimento, já que não precisa recarregar em tomadas.
Neta Auto planeja fábrica CKD no Brasil
A Neta Auto nasceu há 10 anos, começou a produzir carros em 2018 já atua em 29 países. A Tailândia é atualmente o seu maior mercado fora da China. Lá, a montadora já vendeu 13 mil unidades em 2023. Neste ano, contudo, a meta da fabricante, que tem três fábricas na China, é chegar a 50 países. No total, a Neta tem sete carros feitos com base em duas plataformas.
De acordo com os executivos da Neta Auto, a fábrica no Brasil está em estudo de implantação. Assim, uma equipe busca possíveis locais para a construção. Caso encontrem fábricas prontas, a conclusão do trabalho será ainda mais rápida – à exemplo de BYD e GWM, que aproveitaram as estruturas das antigas plantas de Ford e Mercedes-Benz, respectivamente.
“O preço da energia (elétrica) é viável no Brasil, o que contribui para as vendas de carros eletrificados. O governo e a própria população dão preferência às energias renováveis, ou seja, em sintonia com as diretrizes da marca. Além disso, apostamos no pós-vendas. Assim que começarmos a emplacar, vamos inaugurar galpão de peças e centro de treinamento”, afirma Wilson Sun, presidente assistente da Neta Auto e VP executivo do departamento de overseas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!