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VW Jetta GLI ganha novo visual e vai mudar no Brasil
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VW Jetta GLI ganha novo visual e vai mudar no Brasil

Volkswagen Jetta atualizado ganha novidades por fora e por dentro, mas mantém mecânica com motor 2.0 turbo de 231 cv e câmbio manual

Vagner Aquino, especial para o Estadão

26 de jun, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Jetta
Modelo passa a contar com barra iluminada por LEDs entre os faróis
Crédito:VW/Divulgação

O Volkswagen Jetta passou por atualização. Mas, por ora, vale apenas para os Estados Unidos. Por lá, a linha 2025 do sedã ganhou atualização visual, mas não teve mudanças mecânicas. A apresentação aconteceu nesta terça-feira (25).



A equipe de designers da VW mexeu, principalmente, na parte dianteira. Tem nova grade em formato colmeia e friso inferior. Os faróis iluminados por LEDs mudaram bastante e, agora, – à exemplo do Taos – tem filete de LED que une ambas as peças. Nas laterais, traz rodas de 18 polegadas com novo layout. Para-choque traseiro também foi redesenhado e, abaixo dele, dupla saída de escapamento. As lanternas são interligadas por uma barra.

Jetta
VW/Divulgação
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Por dentro, o carro recebe nova central multimídia de 8″ com aspecto flutuante, que substitui a tela anterior, de 6,5″. Tem até novo sistema de ar-condicionado, o Climatronic Touch (sensível ao toque), de duas zonas. Detalhes do acabamento também foram modificados, como o revestimento dos bancos.

VW/Divulgação

O Volkswagen Jetta GLI 2025 tem suspensão adaptativa opcional, assistentes de segurança à condução e, para se mover, conta com o mesmo 2.0 turbo de 231 cv de potência. Por lá, tem opção de câmbio manual de seis marchas. Ademais, o sedã conta com o automatizado com sete marchas (como no Brasil).

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Nos EUA, o novo Jetta chegará às concessionárias no terceiro trimestre de 2024. No Brasil, ainda não há informações, entretanto, acredita-se que venha no fim deste ano ou, no mais tardar, no começo do ano que vem. Segue importado do México.

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Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.