A versão mais apimentada do BMW Série 5 é o M5, que há naos carrega o título de um dos sedãs mais fortes e potentes da marca. Agora, em sua geração G90, o modelo ganha um visual inteiramente novo, diferente da linguagem visual da marca, e com outra grande novidade: motorização híbrida plug-in. Além disso, a perua M5 Touring também está confirmada, mas para outro momento.
O grande sedã da marca leva a sério o adjetivo, levando o peso do modelo a mais de 2,5 toneladas. Entretanto, a massa é carregada por um poderoso conjunto, composto por um motor 4.4 V8 Biturbo de 585 cv, junto de outro elétrico com 197 cv. Juntos, entregam “apenas” 727 cv e 102 mkgf de torque, que ajudam a compensar os 500 kg a mais em relação ao antigo M5, por exemplo.
A mudança para o conjunto híbrido, apesar de polêmica aos olhos dos fãs puristas, faz sentido. Enquanto a concorrência como Audi e Mercedes se moderniza, ter um conjunto PHEV favorece o modelo, que teria “apenas” 585 cv sem a hibridização. Os números de desempenho explicam, com um 0 a 100 km/h de 3,5 segundos e 0 a 200 km/h em 10,9 s. A velocidade máxima é de 250 km/h, podendo chegar a 305 km/h, opcionalmente. Entretanto, antecessores como M5 Competition e M5 CS fizeram tempos melhores.
Bateria do novo BMW M5 PHEV tem 69 km de alcance
Quem comanda o conjunto é uma transmissão automática de 8 marchas. O modo 4WD Sport permite tração integral, com um peso maior na traseira. E o modo 2WD comanda apenas a traseira, privilegiando uma condução puramente esportiva, ainda mais se o ESP estiver desativado, por exemplo. O responsável pelo ganho de peso do sedã é uma bateria de 18,6 kWh, com alcance elétrico de 69 km.
Cinco modos de condução (Híbrido, Elétrico, eControl, Dynamic e Dynamic Plus) comandam o modelo e seu conjunto. Maior e mais largo, o novo M5 mede 5,09 metros de comprimento e 1,97 metro de largura, significando 78 milímetros mais largo na frente e 45 milímetros mais largo na traseira, em relação a um Série 5 comum, por exemplo.
Enormes para-choques dianteiros e um largo difusor traseiro negociam a passagem de ar pelo modelo, carregados por pneus 285/40 ZR20 na dianteira e 295/35 ZR21 na traseira. No teto, um vidro panorâmico é de série, enquanto um feito de carbono, pesando 30 kg a menos, pode ser encomendado. Por dentro, a interna preta tem três opções de tecidos e acabamentos bicolores.
De série, o modelo tem um display curvo, com um display de instrumentos de 12,3 polegadas e uma tela multimídia de 14,9 polegadas, além de sistema de som Bowers & Wilkins com 18 alto-falantes. Além disso, o ar-condicionado automático é de 4 zonas. Por fim, o sedã mais forte da BMW tem o início de sua produção prevista para começar na fábrica de Dingolfing em julho. Sua chegada ao mercado europeu acontece em novembro.
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