A central multimídia é um dos itens que mais tem evoluído com o passar dos anos. A cada lançamento, há sempre um diferencial a ser notado e novos recursos são agregados. Contudo, uma pesquisa da DTS, empresa de tecnologia audiovisual que pertence à Xperi Company, mostra que os motoristas querem ainda mais serviços de entretenimento a bordo de seus carros.
Aliás, mais da metade dos participantes do estudo afirmou que tem interesse em ter telas com entretenimento tanto na cabine dianteira quanto nos bancos traseiros dos veículos. Este tipo de entretenimento inclui, por exemplo, vídeos de Youtube e TikTok. Em 2022, a porcentagem de pessoas que desejavam ter recursos para vídeos no carro era de 31%, mas, agora, corresponde a 39%.
Rádio ainda está entre os recursos mais buscados
Apesar da grande busca por carros com mais recursos para vídeos, o rádio ainda lidera entre as opções que os motoristas mais desejam nos veículos. Entretanto, segundo o relatório, “embora a maioria dos principais recursos importantes sejam voltados no áudio, vemos potencial para se destacar no fornecimento de experiência de vídeo de alta qualidade para os consumidores”. O fenômeno é observado, principalmente, em compradores de carros de luxo.
Assim, o estudo mostra que o principal motivo para que os consumidores (32%) queiram mais telas nos carros é para o entretenimento de crianças. O relatório da DTS também aponta que vídeos curtos do Youtube e do TikTok são os mais vistos pelso consumidores, exceto em viagens longas. Neste caso, a preferência é para filmes ou programas de TV, como conteúdos da Netflix, por exemplo.
Formas de entretenimento favoritas entre os motoristas
- Entretenimento contínuo (comece a assistir em casa e termine no carro) – 20%
- Serviços de vídeos por assinatura – 19%
- Serviços de vídeos gratuitos e com anúncios – 15%
- Vídeos curtos – 13%
- Filmes – 12%
Como devem ser os carros do futuro?
Por fim, o DTS fez uma projeção de como os consumidores que participaram da pesquisa esperam que sejam os carros nos próximos 5 anos. Cerca 84% acredita que os veículos serão mais autônomos e totalmente automatizados, enquanto 64% enxerga que as pessoas optarão por serviços de compartilhamento de carros, ao invés de terem seus próprios. Em ambos casos, os motoristas querem que recursos para vídeos e filmes integrem os carros do futuro.
O Jornal do Carro também está no Instagram!