Bosch software detector de crianças
Bosch/Divulgação

Bosch vai lançar sistema para evitar crianças esquecidas no carro

Bosch apresenta novo software para carros que atuará como um dispositivo para alertar sobre a presença de crianças no banco traseiro do carro

Por Adrielle Farias 26 de jun, 2024 · 5m de leitura.

As novas tecnologias têm desempenhado um papel ativo no aprimoramento da segurança nos veículos. Atualmente, os modelos já contam com pacotes de segurança que trazem detector de pessoas ao redor e câmera 360º, por exemplo. Desta forma, a marca alemã Bosch está apostando no desenvolvimento de um projeto intitulado Interior Sensing Solutions, que promete alertar sobre a presença de crianças no banco traseiro.

Não é raro ver no noticiário casos de crianças esquecidas no banco do passageiro e que acabam vindo à óbito. Por isso, segundo a Bosch, a criação do software tem como objetivo “aumentar a segurança de todos os passageiros do veículo”.

Assim, esta tecnologia trabalhará detectando movimentos dentro do carro ou, até mesmo, apenas a presença de crianças e bebês, mesmo que estes estejam dormindo ou em silêncio. A marca alemã apresentou o novo recurso aos jornalistas durante uma visita à sede da empresa em Renningen, na Alemanha.


Novo software da Bosch alerta motoristas

Além de avisar sobre crianças no banco traseiro, o novo software também poderá detectar se o motorista está distraído, sonolento, bebendo, fumando, ou fazendo qualquer movimento irregular. Caso isto aconteça, o recurso emitirá um alerta de segurança. Ah, e para quem tem o costume de “enganar” o sistema colocando o cinto de segurança para trás – ou seja, de forma errada – isto não será mais possível.

Bosch software detector de crianças
Adrielle Farias/Estadão

O software também conta com câmeras dentro do veículo, incluindo uma que atua em conjunto com um monitor ótico. Na experiência que o Jornal do Carro teve com o sistema, o monitor identificou a presença de adultos no carro por meio da cor verde. Em outra simulação, o software apontou a presença de uma criança no carro por meio de uma cor diferente.


Também foi possível ver que a tecnologia “segue” o olhar do motorista. Assim, pode-se saber se o condutor está com foco na direção ou se tem alguma distração no celular, por exemplo. É possível também que posteriormente este software ganhe um upgrade como, por exemplo, o acionamento automático do ar-condicionado ou um alerta no telefone, para o caso de crianças esquecidas.

Bosch software detector de crianças
Adrielle Farias/Estadão

De acordo com a Bosch, as novas normas de segurança na União Europeia exigem que todos os novos modelos devem contar com um sistema de detecção de sono do motorista a partir de julho de 2024. Além disso, todos os novos veículos deverão ter o sistema de detecção de distração do condutor a partir de julho de 2026. A previsão é de que o novo sistema da marca alemã chegue em breve ao mercado por meio das fabricantes.


*Jornalista viajou a convite da Bosch Brasil

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet S10 2025 ganha potência e tecnologia para enfrentar a concorrência

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.