O RB17, supercarro da Red Bull, finalmente fez sua estreia no mercado automotivo durante o Goodwood Festival of Speed. Há algum tempo, mostramos aqui no Jornal do Carro que o modelo tem como inspiração os veículos da F1. Desta forma, o hipercarro traz o motor V10 4.5 que entrega mais de 1.200 cavalos de potência a 15.000 rpm. De acordo com a empresa, a velocidade máxima do RB17 pode chegar a incríveis 350 km/h.
O design do modelo é de responsabilidade do já conhecido Adrian Newey em parceria com a Red Bull Advanced Technologies. Aliás, o RB17 é o último projeto de Newey pela Red Bull antes dele deixar a empresa no próximo ano.
“Pensamos muito sobre aceitar o desafio de desenvolver nosso próprio hipercarro, desde o desenvolvimento até a entrega, por muitos anos. Ele é muito adaptável e fizemos questão de desenvolvê-lo com dois lugares, para que a experiência de dirigir em velocidade de F1 possa ser desfrutada com amigos ou parceiros”, afirma Newey.
Detalhes do hipercarro da Red Bull
A Red Bull desenvolveu apenas 50 unidades do RB17. Mas para adquirir o novo hipercarro é necessário desembolsar cerca de R$ 42,4 milhões na conversão direta, já que seu valor é de 6 milhões de libras esterlinas. No conjunto mecânico, o hipercarro tem o motor V10 naturalmente aspirado que traz a ajuda de outro pequeno motor elétrico. Outro destaque fica por conta da aerondinâmica, que traz sistemas de gerenciamento de fluxo de ar das rodas, além de asas dianteira e traseira.
Com um peso bruto total de 900 kg, o hipercarro tem downforce de 1,7 toneladas. Por fim, cabe destacar o monocoque de fibra de carbono. De acordo com a marca, os modelos têm garantia de 2 anos (ou 4.000 km) e a manutenção do hipercarro deve ser feita sempre em um centro de serviço da empresa. Assim, é necessário realizar a manutenção pelo menos a cada 8.000 km para garantir a performance do carro.
O Jornal do Carro também está no Instagram!