No mundo moderno, gradualmente, os SUVs tomam o lugar de hatches e sedãs entre os mais vendidos no mercado. Entretanto, na Europa, hatches seguram a onda graças ao VW Golf por anos, mas o modelo já não é mais tão atrativo. Agora, quem figura no topo entre os mais vendidos no continente é um carro que você conhece no Brasil: o Sandero.
Contudo, não estamos falando do hatch da Renault, e sim da versão feita pela romena Dacia. A terceira geração do modelo vende bem na Europa, por conta da simplicidade. Básico, é barato e destinado aos que querem apenas um veículo para ir do ponto A ao ponto B, e não ligam para coisas como muita tecnologia ou mesmo para-choques na cor do carro, por exemplo.
Assim, foram 143.596 unidades do Dacia Sandero vendidas na Europa, um aumento de 13% em relação ao ano passado. Para se ter uma ideia, o VW Golf, outrora o mais vendido por lá, registrou 125.993 vendas, um desempenho pior para um carro melhor equipado que o Sandero, contudo. Por outro lado, o hatch alemão subiu nas vendas: 43% no mesmo período.
Em terceiro lugar está o Renault Clio, que registrou 114.623 vendas no mercado europeu e teve alta de 15% em relação ao ano passado. Em quarto lugar, está um SUV: o VW T-Roc, que vendeu 111.381 exemplares, sem alterações em relação ao último ano. Por fim, fecha o top 5 entre os mais vendidos da Europa o Peugeot 208, com 107.097 unidades, e 1% de alta em relação ao período homólogo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!