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Renault Sandero terá nova geração 100% elétrica em 2027
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Renault Sandero terá nova geração 100% elétrica em 2027

Versão mais recente do Sandero estreou em 2020, mas não chegou ao Brasil; hatch foi o segundo carro mais vendido da Europa em 2023

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

10 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Sandero EV
Novo Sandero está confirmado e estreia entre 2027 e 2028 com versão elétrica que promete ser a mais acessível do mercado europeu
Crédito:Dacia/Divulgação

Depois de ter despontado em 2023 como o segundo carro mais vendido na Europa, a próxima geração do Dacia Sandero terá uma versão 100% elétrica. O novo modelo do grupo Renault está previsto para estrear entre 2027 e 2028. O CEO da marca, Denis Le Vot, confirmou a informação ao Automotive News Europe durante o Salão de Genebra, na Suíça.

A versão atual do hatch, lançada em 2020, não chegou ao mercado brasileiro, embora o modelo tenha surgido no Brasil em 2008, com desenvolvimento local. No ano passado, o Sandero perdeu somente para o Tesla Model Y com mais de 235 mil vendas na Europa, de acordo com dados da DataForce. Desta forma, após seu excelente desempenho, o CEO afirma que a nova geração terá a opção a combustão, bem como uma inédita opção elétrica.

Renault kwid elétrico Dacia
Na Europa, Kwid E-Tech acaba de ser reestilizado pela Dacia (Divulgação/Dacia)

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Nova geração do Renault Duster

A romena Dacia lidará com questões relativas à produção do Duster elétrico apenas depois do lançamento do novo Sandero. A versão será lançada em meados de 2032. Assim, a recém-lançada geração do SUV compacto é híbrida e usa a plataforma CMF-B, tal como o hatch atual. “A próxima geração Sandero será grande”, disse Le Vot, destacando que o Duster se beneficiará do trabalho nos carros elétricos, incluindo o novíssimo Renault 5.

Renault Duster 2024
No Brasil, Duster 2024 ganhou visual renovado e motor 1.3 turboflex (Renault/Divulgação)

O CEO acrescentou que a marca ainda está decidindo se investirá na produção de mini carros depois que a Dacia completar seu ciclo de lançamentos. O grupo trabalha na nova geração do Twingo e a Dacia poderia se beneficiar desse projeto. “Não é realmente sobre segmento A ou B, mas sobre trazer conforto em carros elétricos”, afirmou.


O que acontecerá com Spring e Bigster?

O futuro do Dacia Spring, versão elétrica do Kwid, ainda é incerto. Contudo, a empresa planeja um carro elétrico de preço acessível. Reestilizado pela segunda vez, o hatch será lançado no Reino Unido a partir de 20.000 euros, e pode chegar até mesmo a um valor menor em mercados específicos, por exemplo. “A competição virá, nós esperamos isso, é normal”, disse Le Vot. O executivo não citou os chineses, mas o Kwid E-Tech vai entrar na “guerra de preços“.

Além disso, o SUV Bigster, que ainda nem estreou, deve entrar em produção nos próximos meses com uma versão estendida da plataforma CMF-B. O lançamento do novo modelo está previsto para 2025, já com conjunto híbrido. Além dele, a Dacia planeja outro dois veículos com a mesma arquitetura. O Bigster promete ser o SUV híbrido mais barato da Europa. O modelo chegou a ser confirmado para o Brasil, mas ainda não há previsão de lançamento.

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