Cada vez mais raros no mercado, os sedãs ainda mantêm um público fiel. E um bom exemplar na categoria é o Nissan Versa, que traz atributos interessantes na linha 2025. Apesar de se enquadrar no segmento de modelos compactos, o japonês tem trunfos como bom espaço interno e mecânica confiável.
Uma das grandes novidades do Versa é a estreia da versão SR, posicionada logo abaixo da configuração de topo Exclusive. Mas não pense que o uso da sigla normalmente voltada a carros esportivos significa que o sedã chega com um desempenho apimentado. As (poucas) mudanças são meramente estéticas, mas a nova versão traz um pacote tecnológico atrativo com preço competitivo: R$ 125.190. Ou seja, o equivalente aos modelos intermediários dos concorrentes diretos, como Volkswagen Virtus, Honda City e Toyota Yaris.
Conheça o Versa SR
Apresentado em maio, o Versa SR 2025 traz alguns detalhes que o diferenciam do restante da linha do modelo para oferecer um apelo mais, digamos, esportivado. É a mesma receita que a Chevrolet usa no Onix RS, por exemplo. Assim, o sedã compacto feito no México recebe o logotipo SR na cor vermelha localizado na grade dianteira e na parte traseira, além de rodas de 16″, retrovisores na cor preta brilhante e um pequeno aerofólio sobre a tampa do porta-malas.
No restante, as características são as mesmas que as demais configurações. Sob o capô está o conhecido motor 1.6 aspirado que rende até 113 cv de potência e 15,3 mkgf de torque com etanol. O câmbio é automático do tipo CVT que simula seis marchas. De acordo com a Nissan, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 190 km/h.
Muitas pessoas têm a ilusão que os SUVs são maiores que os sedãs por conta do porte mais parrudo. Mas quem precisa de espaço interno e no bagageiro tem nesse tipo de veículo uma opção mais interessante. Nas medidas, o Versa tem 4,49 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,46 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. O porta-malas também é generoso, com 482 litros. Entre os rivais diretos, é maior que o do Yaris (473 l), mas perde para Virtus (521 l) e City (519 l).
Como é por dentro
Além dos detalhes externos que trazem essa esportividade, algumas diferenças em relação aos demais modelos da linha também podem ser encontradas na cabine. Há detalhes na cor laranja no acabamento, como nos bancos e nas costuras dos revestimentos. Detalhes prateados e padronagens que remetem à fibra de carbono arrematam o visual.
Há uma boa lista de equipamentos na versão, que inclui alerta de colisão frontal, alerta de objetos no banco traseiro, assistente inteligente de frenagem, chave inteligente e carregador de celular por indução. Mas a principal tecnologia está na câmera de visão 360º com detector de movimento, um grande diferencial no segmento.
O painel de instrumentos, contudo, é analógico (tem apenas uma telinha ao centro de 7″ com algumas funções), e a central multimídia tem uma pequena tela de somente 7” com software bem simplório. A conectividade com Apple CarPlay e Android Auto é feita apenas por meio de cabos. Ou seja, um carro desse porte e preço poderia ter um sistema mais moderno e avançado.
Primeiras impressões
Dirigir o Versa não traz grandes surpresas, afinal, o conjunto mecânico segue sem alterações. Mas não dá para dizer que o comportamento é ruim, pelo contrário! O sedã é macio e gostoso de dirigir, especialmente por conta da direção suave e de respostas rápidas. O motor responde bem aos comandos e o casamento com o câmbio CVT é correto, apesar do som cortante quando é necessário pisar mais fundo. Nada que destoe, entretanto, do estilo desse tipo de transmissão.
Mas ao atingir uma velocidade mais alta em uma estrada, por exemplo, o carro tem um desempenho bastante equilibrado. A suspensão também faz seu trabalho direitinho, oferecendo estabilidade em curvas e conforto na rodagem, mas sem ser mole demais. Outro ponto forte do Versa é a economia de combustível. Conforme dados do Inmetro, o sedã tem médias de 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol e de 11,8 km/l e 15 km/l, respectivamente, com gasolina.
Ah, e apesar dos rumores recentes de que o Versa vai sair de linha no próximo ano, a Nissan desmente a informação. Ao menos aqui no Brasil, aparentemente não há nada com que os fãs do modelo devam se preocupar…
Pontos positivos
Sedã tem bom conjunto, é gostoso de dirigir, espaçoso e bastante econômico
Pontos negativos
Faltam equipamentos como painel de instrumentos digital e uma central multimídia mais tecnológica
FICHA TÉCNICA
Nissan Versa SR
- Motor: 1.6, 16V, quatro cilindros, aspirado, flex
- Potência: 113 cv (E)/110 cv (G) a 5.600 rpm
- Torque: 12,4 mkgf a 4.500 rpm
- Câmbio: CVT, seis marchas simuladas; tração dianteira
- Comprimento: 4,49 m
- Largura: 1,74 m
- Altura: 1,46 m
- Entre-eixos: 2,62 m
- Altura mínima do solo: 13,8 cm
- Tanque de combustível: 41 litros
- Porta-malas: 482 litros
- Peso (ordem de marcha): 1.122 kg
- Aceleração 0-100 km/h: 11,6 segundos
- Velocidade máxima: 190 km/h
- Consumo cidade: 8,1 (E)/11,8 (G) km/l
- Consumo estrada: 10,5 (E)/15 (G) km/l
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