O Festival de Interlagos 2024 marca oficialmente a chegada da Neta Auto ao País. Fundada em 2018, a montadora chinesa de veículos elétricos e híbridos quer expandir suas operações e considera o Brasil um mercado-chave para seu crescimento na América do Sul. Dessa forma, até uma fábrica está nos planos – uma das possibilidades é comprar a planta da Toyota em Indaiatuba (SP), que foi desativada recentemente. Falta definir se os carros virão em SKD (parcialmente desmontados) ou CKD (totalmente desmontados).
Nesse primeiro momento, três modelos serão importados e chegam ainda neste ano. Em setembro, dois SUVs desembarcam por aqui: o Aya, de entrada, e o médio X. Mais à frente, mas ainda em 2024, o GT inicia as vendas em território nacional. O sedã esportivo, rival do Dolphin Seal, está em processo final de homologação. Todos os carros terão garantia total de cinco anos, mais oito anos para a bateria, além das cinco primeiras revisões gratuitas. Até o fim deste ano, a Neta promete 30 concessionárias no Brasil, chegando a 70 lojas até o fim de 2025. Saiba mais sobre os três lançamentos abaixo.
Neta Aya
O Aya será a porta de entrada da Neta por aqui. Com 4,07 metros de comprimento, 1,54 m de altura, 1,69 m de largura, 2,42 m de entre-eixos e porta-malas de 335 litros, o SUV compacto tem motor elétrico de 95 cv e 15,3 mkgf de torque. A bateria de 40,7 kWh é capaz de fornecer autonomia de até 263 km, conforme dados do Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12 segundos, de acordo com informações da marca.
Serão duas versões de acabamento: Comfort, que custa R$ 124.990, e Luxury, por R$ 134.990. Ambas têm como destaque itens como tela da central multimídia de 14,6”, chave inteligente, acabamento premium e carregador de celular por indução. Mas pelos R$ 10 mil extras, a versão de topo é a única que traz sistemas de assistência à condução, como frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, entre outros. As cores disponíveis são bege, azul, cinza e branco.
Neta X
Com dimensões um pouco maiores, o X é um SUV médio com medidas um pouquinho maiores que as do BYD Yuan Plus, por exemplo. São 4,62 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,63 m de altura e 2,77 de entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, leva 508 litros. Seu motor entrega 163 cv e 21,4 mkgf, o que lhe confere uma aceleração até os 100 km/h em 9,5 segundos. Há três versões, sendo que a 400 tem bateria de 52,5 kWh e 258 km de alcance, enquanto 500 e 500 Luxury recebem bateria de 64,1 kWh e podem rodar até 317 km com eletricidade. Os dados são do Inmetro.
A lista de equipamentos traz itens como faróis de LED com acionamento automático, seis airbags, carregador de celular por indução, teto panorâmico e central multimídia com tela de 15,6”. A 400 custa R$ 194.900, enquanto a 500 sai por R$ 204.900. Já a 500 Luxury, por R$ 214.900, é a única que recebe sistemas de assistência à condução. Há frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, reconhecimento de placas, entre outros. São cinco opções de cores: branca, preta, cinza, bege e azul.
Neta GT
Com belas linhas, o sedã elétrico apimentado ainda não finalizou seu processo de homologação, mas já tem boa parte de suas características definidas. São 4,71 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,41 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O porta-malas leva 297 litros e há ainda um compartimento de 50 litros na dianteira. Entre os itens de série, destaque para a gigantesca tela de 17,6″ da central multimídia, teto panorâmico de vidro, iluminação ambiente customizável. As opções de pintura são azul, preta, branca, prata e vermelha.
Serão duas versões, mas a RWD (tração traseira) ainda não tem os dados técnicos definidos, ou seja, poderá ter motor de 197 cv ou 231 cv com torque de 31,6 mkgf. De qualquer forma, chega aos 100 km/h em 6,5 segundos, de acordo com a Neta. Já a AWD (tração integral) recebe dois propulsores elétricos (um em cada eixo) para entregar 394 cv de potência e 63,2 mkgf. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (0,1 s mais rápido que o Seal). Os preços, contudo, ainda não foram divulgados.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!