Depois de passar por maus bocados ao decidir encerrar a produção de carros no País, no início de 2021, a Ford deu a volta por cima no mercado brasileiro. A montadora atravessa um ótimo momento ao se tornar apenas importadora por aqui e concentrar suas vendas em veículos premium. Modelos como Mustang, F-150 e Bronco fazem sucesso em seus respectivos segmentos, além de trazer seu primeiro elétrico ao Brasil, o Mustang Mach-E. Sem contar a Ranger, cuja nova geração elevou o patamar da categoria de picapes médias.
Tanto que no primeiro semestre de 2024, a marca cresceu 68% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto o mercado geral registrou aumento de 13%. Desse modo, não é à toa que a Ford Performance, sua divisão de veículos de competição, estreia oficialmente no Brasil (e em outros países da América do Sul). Com engenharia dedicada a trabalhar com produtos exclusivos, a montadora já deu um gostinho do que os consumidores podem esperar ao trazer a Ranger Raptor ao País, no final de 2023.
Mas outros carros com o aval da preparadora ainda têm chance de estrear por aqui. Isso porque a F-150 Raptor já está disponível na Argentina, no Chile, na Colômbia e no Peru, por exemplo. Equipada com um 3.5 V6 de 456 cv, é a mais cotada para o nosso mercado. Há ainda o Explorer ST, SUV com motor 3.0 V6 de 400 cv oferecido no Chile, na Colômbia e no Peru.
Atuação da Ford Performance no Brasil
Mas não há apenas a expectativa para chegada de novos produtos desenvolvidos pela Ford Performance ao mercado brasileiro. A divisão de alto desempenho também planeja oferecer experiências exclusivas para clientes da América do Sul no futuro.
Isso inclui eventos de track day tanto em pistas quanto em trajetos off-road. Além da oferta de produtos licenciados e participação em competições de automobilismo em todo o mundo. O objetivo é oferecer aos consumidores mais oportunidades de interagir com a marca e conhecer pessoas que compartilhem a mesma paixão por veículos de alta performance.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!