Quando chegou ao mercado, em 1998, a Fiat Strada logo fez sucesso. Há registros que indicam a picape bem pertinho do “top 10” das vendas de automóveis e comerciais leves já no começo dos anos 2000. E desde então, só melhorou. Hoje, vira e mexe lidera o ranking. Em julho, somou mais de 14 mil unidades, de acordo com números da Fenabrave. Dentre os principais pontos que agradam o público, estão a mecânica, o visual, o preço e, sobretudo, o amplo leque de versões – algo indisponível na concorrência.
A princípio, quando mudou de geração (em 2020), a picape tinha deixado de lado os motores turbinados e até o câmbio automático. Mas, logo, o erro foi consertado pela Fiat. Afinal, de nada adiantava uma plataforma nova, um design bem sucedido (levemente inspirado na Toro, mas com muitas peças dos hatches Mobi e Argo) se o desempenho deixasse a desejar.
Desde agosto de 2023, a Strada pode vir com os motores 1.3 Firefly ou Turbo 200. Este último, disponível nas versões topo de linha (como a Ranch, de R$ 139.990, avaliada pelo Jornal do Carro), move outros modelos da Stellantis, como Peugeot 208, Fiat Pulse e Citroën Aircross, por exemplo. O 1.0 turbinado de três cilindros tem injeção direta de combustível e entrega 130 cv de potência máxima (etanol). Tem, ademais, torque de 20,4 mkgf disponíveis a breves 1.750 rpm. O resultado reflete em agilidade e vigor.
Performance
Porém, não espere tanto fôlego em situações que exigem demais do carro, como ladeiras e ultrapassagens, por exemplo. Nessas horas – embora o motor encha rápido – a picape não embala com tanto entusiasmo. O que não é um problema, afinal, a alta performance não é a proposta da Strada.
Quem ajuda no trabalho é o câmbio CVT que simula sete marchas. Dá para fazer trocas manuais tanto pelas aletas atrás do volante quanto pela própria alavanca, e tem três modos de condução. De acordo com a Fiat, faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (9,8, com gasolina). Já a velocidade máxima é de 180 km/h. Mas o que o consumidor da Strada – composto em grande parte por pessoas jurídicas – quer mesmo saber é o consumo.
Consumo
Dados do Inmetro apontam o seguinte: 12,1 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol), na cidade e, na estrada, médias de 13,2 km/l e 9,4 km/l, respectivamente. Entretanto, na prática, a Strada Ranch avaliada estacionou nos 13 km/l, mesmo na cidade – bebendo o derivado do petróleo. Chegou, inclusive, a excelentes 14,3 km/l.
Além do bom consumo, a Strada também não peca em comodidade e ergonomia. Mesmo com espaço interior de hatch, a picape trata bem os ocupantes. Mas levar cinco pessoas já é demais. O ideal é dar carona para apenas dois adultos no banco de trás. Ademais, ponto para o comportamento das suspensões. Típico da marca, mostra-se rígido na medida certa.
Aliás, quando falamos em picape se faz necessário mencionar a caçamba. O compartimento tem 844 litros de capacidade nas versões com cabine dupla. A porta é leve. E tem capota marítima nesta versão de acabamento. Perfeito, afinal, é um item indispensável e todas as montadoras deveriam disponibilizá-lo de fábrica.
A lista de série da picape agrada. Vem com central multimídia com tela de 7″, câmera de ré, carregador de smartphone por indução e ar-condicionado automático e digital. O volante e os bancos têm regulagens, mas o motorista não conta com comodidades como controlador de velocidade, por exemplo. Tem retrovisores com comando elétrico, luz de caçamba e volante multifuncional (faltou só a regulagem de profundidade). Na estética, destaque para as rodas de 16″.
Saveiro
Em comparação com a picape da Fiat, a Volkswagen Saveiro tem mais tradição, mas vende bem menos. Dentre as falhas, o visual já datado e, também, a mecânica, que é boa mas sequer tem opção de motor turbo e câmbio automático. Assim, o exemplar da VW continua há anos com o mesmo 1.6 aspirado (até 116 cv) e câmbio manual de cinco marchas. E nem é tão mais barata assim. Afinal, parte de R$ 100.990 na versão com cabine simples Robust. A Strada mais em conta sai por R$ 104.990.
Prós
Opções de versões e design atual estão entre os diferenciais da Fiat Strada, que tem boa mecânica e lista de equipamentos mais generosa na comparação com a concorrência
Contras
Além de volante não oferecer regulagem de profundidade, modelo tem espaço apertado para três adultos no banco traseiro
Ficha técnica
Fiat Strada Ranch
Motor: 1.0, 3 cil., injeção direta, turbo, flexível
Potência: 125/130 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 20,4 mkgf a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio: Automático CVT, 7 marchas simuladas; tração dianteira
Comprimento: 4,45 metros
Largura: 1,73 metro
Altura: 1,58 metro
Volume da caçamba: 844 litros
Peso (ordem de marcha): 1.251 kg
Tanque: 55 litros
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,8 segundos (gasolina)/9,5 segundos (etanol)
Velocidade máxima: 178 km/h (gasolina)/180 km/h (etanol)
Preço: R$ 139.990
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