A Volkswagen revelou recentemente ao público sua picape média Amarok, atualizando o modelo perante a concorrência, na linha 2025. A picape, além da nova frente e interior ligeiramente renovados, não ganhou uma nova geração, como na versão vendida na Europa, que divide a plataforma com a rival Ford Ranger. Veja abaixo as diferenças entre as duas picapes.
Desempenho: picapes V6 disputam espaço
Comparando as picapes médias no quesito desempenho, quem tem mais potência seduz o consumidor logo de cara. É o caso da Amarok, que abriga o conjunto 3.0 Turbodiesel V6 de 258 cv (que chega a 272 cv com a função overboost) e 59,1 mkgf de torque, o mais potente da categoria. Em segundo vem a Ford Ranger, com outro 3.0 V6 Turbodiesel, mas de 250 cv.
Mas o que realmente interessa a quem tem (ou quer ter) uma picape diesel é o torque. Vamos aos números: 61,2 mkgf para a Ranger V6 e 59,1 mkgf para a Amarok. Em matéria de cavalaria prevalece o VW, mas quando o assunto é força, demonstrada através do torque, quem vence entre as picapes é a Ranger.
Consumo: Conjuntos Turbodiesel são quase parelhos
A Amarok, segundo o Inmetro, roda 8,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Medida que a Ranger faz melhor, com 10,2 km/l no rodoviário. Na cidade, entretanto, a picape da Ford faz 8,9 km/l, melhor medida das duas. Em relação à versão de 2024, o conjunto V6 da VW apresentou ligeira piora no consumo, vale ressaltar.
Tecnologia embarcada
Aqui, Ford Ranger e VW Amarok tem suas respectivas armas para conquistar o público. Na picape da Ford, conforme a versão, o quadro de instrumentos digital tem 8 ou 12,4 polegadas e o sistema multimídia, tela de 8″ ou 12″, em posição vertical. Assim como opções de modos de condução, frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, de tráfego cruzado atrás e câmeras 360°, e mais. Visualmente, o modelo da Ford mostra-se mais tecnológico.
Considerando a versão Extreme da Amarok, há ar-condicionado digital de duas zonas, indicador de perda de pressão dos pneus, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle automático de velocidade, farois de LED e rodas de 20”. Há ainda recursos como ABS off-road, sistema de estabilização de reboques e trailers, e mais.
Uma das novidades é o Safer Tag, um assistente de condução passiva que consiste em uma câmera para coleta de dados, que traz informações em um pequeno visor ao centro do painel.
Dimensões e preço das picapes
A Ford Ranger mede 5,37 m de comprimento, 1,88 m de altura, 2,21 m de largura (com os espelhos), 3,27 m de entre-eixos e caçamba de 1.250 litros. Seu peso é de 2.357 kg. Já a opção da Volkswagen mede 5,25 m de comprimento, 1,83 m de altura, 1,94 m de largura, 3,09 m de caçamba e 1.280 litros.
Em matéria de preço, a Ford Ranger Limited V6 tem valor de R$ 319.990. Entretanto, o preço pedido pela Amarok V6 Extreme 2025, é de R$ 350.990. Mais cara, a Amarok ainda tem como novidade dois pacotes exclusivos, além da capota marítima (R$ 1.650). Terá o facelift da VW a capacidade de entregar mais vendas para a picape? Leia nossas impressões sobre a Amarok 2025 aqui.
O Jornal do Carro também está no Instagram!