A promessa de fabricar o primeiro híbrido plug-in no Brasil caiu por terra. Pelo menos, por enquanto. Isso porque a Caoa Chery, que seria a pioneira e lançaria o Tiggo 8 Pro PHEV nacional ainda em 2024, postergou o feito para 2025.
De acordo com a revista Quatro Rodas, o adiamento foi confirmado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente do grupo Caoa, durante o lançamento do Tiggo 8 Pro, na semana passada. A estratégia da fabricante é continuar importando o SUV da China até que “o imposto de importação seja elevado novamente”, segundo afirmou o executivo à publicação. Com isso, a produção do Tiggo 8 PHEV no Brasil acontecerá apenas no segundo semestre de 2025. Afinal, o novo aumento está previsto para julho.
Cabe lembrar que o governo federal aumentou o imposto de importação para carros eletrificados. A alta gradativa chegará à 35% em julho de 2026 (leia mais). Hoje, está em 20%.
Hoje, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, importado, custa R$ 249.990. A motorização une um 1.5 turbo a gasolina e dois elétricos recarregáveis em tomadas. Dados de desempenho apontam potência máxima de 317 cv e 56,6 mkgf de torque. Tem até 54 km de autonomia em modo exclusivamente elétrico.
Tiggo 9 também vem
Além de nacionalizar o Tiggo 8 Pro PHEV, a Caoa Chery também quer aumentar o portfólio de SUVs no Brasil. Já na fila, o Tiggo 9 chegará ao País (sairá das linhas de produção de Anápolis, Goiás) também em 2025. O modelo, a princípio, também tem sete lugares, mas o porte é mais avantajado que o irmão mais velho. Tem 4,82 metros de comprimento – 10 centímetros a mais que o Tiggo 8 Pro.
De início, o Caoa Chery Tiggo 9 terá apenas configuração com motor a combustão. Depois, virá a híbrida plug-in, que pode receber nacionalização, também, conforme afirmação do presidente do grupo Caoa. Ainda não se sabe o que o modelo trará debaixo do capô, entretanto, deve seguir o irmão menor e adotar o 1.6 turbo de 187 cv e 28 mkgf. O câmbio com dupla embreagem e sete marchas também deve ser a opção escolhida pelo modelo de topo da Caoa Chery.
No visual, o Tiggo 9 tem faróis afilados e grade em formato octogonal. No entanto, na versão híbrida não há grelha – há peça é selada. Atrás, tem teto ligeiramente caído, e lanternas ligadas por faixa de LEDs, com o nome da marca no centro, acima da placa.
Por dentro, promete mais modernidade. Até para justificar o preço maior na comparação com o Tiggo 8, terá tecnologias extras. Destaque para as duas grandes telas que formam um conjunto único. Na China há versão de cinco lugares. Porém, no Brasil o SUV deverá ter apenas a configuração para sete pessoas. Assim, com todos os assentos em uso, a capacidade do porta-malas é aproximadamente 200 litros.
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