Se carros que dirigem sozinhos pareciam pertencer a um futuro distante poucos anos atrás, essa realidade tem se tornado cada vez mais próxima. A Mercedes-Benz já oferece sistema de condução autônoma nível 3 em modelos como Classe S e EQS, mas o limite de velocidade para que os carros rodassem sem intervenção do motorista era de até 60 km/h. Agora, a montadora anunciou que vai aumentar esse limite para 95 km/h por meio de atualizações no software dos dois veículos, feitas remotamente ou por meio de uma visita à concessionária.
A princípio, a medida será válida para os carros vendidos na Alemanha, apesar de a tecnologia estar disponível também no mercado norte-americano. A Mercedes aguarda apenas a certificação das autoridades de trânsito do país, esperada para o final deste ano. Assim, as vendas do sistema Drive Pilot, que é um opcional na lista de equipamentos dos sedãs, devem começar no início de 2025.
Como funciona o Mercedes Drive Pilot
Uma vez equipado com o Drive Pilot, o carro consegue assumir a direção caso haja algum outro veículo à sua frente, além de boa visibilidade. Dessa forma, o motorista pode tirar as mãos do volante por longos períodos – mas precisa ficar preparado para assumir a direção em segundos, por exemplo.
Para indicar que o sistema está ativo, a Mercedes instalou uma iluminação externa azul turquesa, que serve como aviso a outros condutores que o carro opera de forma autônoma.
Os donos de Classe S e EQS que já têm o sistema disponível não precisarão pagar pela atualização. Nos carros zero km, contudo, o valor do opcional é de 5.950 euros, o equivalente a pouco mais de R$ 36 mil na conversão direta. De acordo com a montadora, o objetivo agora é elevar o limite de velocidade para até 130 km/h no futuro, embora não haja prazo para que isso ocorra.
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