O VW ID.Buzz é uma releitura moderna e elétrica da saudosa Kombi, e isso todo mundo já sabe. Contudo, também é sabido que o modelo difere muito da velha senhora, por conta do acabamento esmerado e da tecnologia. Entretanto, na Alemanha, o ID.Buzz ganhou uma versão básica, voltada para o trabalho, onde nem mesmo os para-choques de plástico preto deixam esconder sua vocação.
Chamada “Freestyle”, o que poderia no Brasil muito bem ser uma versão Track ou Robust, deixa a mostra que se trata de uma versão despojada. Para-choques de plástico preto na frente e na traseira identificam a versão, bem como os retrovisores na mesma cor e um adesivo na lateral com o nome da versão. Completam a versão um jogo de calotas plásticas, que cobrem as rodas de aço aro 18″.
No modelo, a única cor disponível é a branca, ao menos de série. Caso o comprador deseje pintar o ID.Buzz com outra cor, é preciso desembolsar 1.035 euros. Além disso, é possível equipar o modelo com rodas de liga leve de 19″, mas o preço é de 2.500 euros. Contudo, não é possível tentar um esquema de cores “saia e blusa”. Assim como as Kombi Standard nacionais do passado, apenas uma cor acompanha toda a carroceria.
ID.Buzz Freestyle tem 170 cv de potência e bons itens de série
Assim, se tratando de um modelo básico, o conjunto motriz segue a mesma ideia. Equipa a versão o elétrico traseiro de 170 cv e 31,61 mkgf, com bateria de 59 kWh, que entrega 329 km de autonomia pelo ciclo WLTP. Considerando outras versões básicas da van na Europa, como a Pro vendida na França, quie tem 286 cv, bateria de 79 kWh e autonomia de 459 km, os números são inferiores.
Contudo, nem tudo nessa versão é básico. O modelo tem quadro de instrumentos digital de 5,3’’, iluminação ambiente, central multimídia de 12,9’’ com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ar-condicionado automático de duas zonas e câmera de ré. Praticamente os mesmos itens oferecidos pela versão francesa, por exemplo.
Por fim, além de assistentes de condução e conjuntos de luzes em LED, o modelo custa 49.998 euros (R$ 301 mill em conversão direta) na Alemanha. Contudo, no mercado europeu, é preciso considerar a compra antes da fazê-la. A versão Pro vendida na França custa 52.850 euros (aprox. R$ 318 mil), valores bastante próximos.
O Jornal do Carro também está no Instagram!