Já pensou em unir carros com assuntos sombrios? Comemorado em 31 de outubro, o Halloween – ou Dias das Bruxas como se popularizou no Brasil – é uma comemoração tradicional de países de língua inglesa, especialmente os Estados Unidos. Apesar de sua origem na agricultura entre os anos 1500 e 1800, quando fogueiras eram usadas para espantar bruxaria e a peste negra, hoje as atividades consistem em decorações espalhafatosas e crianças fantasiadas que batem às portas da vizinhança pedindo doces com a frase “gostosuras ou travessuras”.
Os temas mais populares para as festas são fantasmas, vampiros, zumbis e, claro, bruxas. E a indústria cinematográfica de Hollywood já explorou com bastante afinco essa seara, que assusta e diverte os telespectadores. Então por que não incluir carros nessa mistura? De máquinas possuídas pelo demônio a veículos conduzidos por assassinos impiedosos, confira cinco filmes de terror que têm o carro como protagonista.
1 – Christine – O Carro Assassino
Impossível começar essa lista sem o clássico Christine. Baseado no livro do mestre do terror Stephen King e dirigido por John Carpenter, o filme lançado em 1983 traz um belo Plymouth Fury 1958 com poderes sobrenaturais. A história começa com o estudante Arnie Cunningham, que resolve restaurar o carro, ao qual chama de Christine, e fica obcecado por ele, deixando de lado amigos e a namorada. Mas Christine também acaba desenvolvendo uma personalidade possessiva e doentia, chegando até a matar quem se colocar em seu caminho e de Arnie. Assim, o filme deixa claro que às vezes os monstros mais mortais podem não ter presas e garras, mas sim quatro rodas e um V8.
2 – O Carro – A Máquina do Diabo
Lançado em 1977, O Carro – A Máquina do Diabo é um bom exemplo de como a discrição pode funcionar em filmes de terror. No caso, as barbaridades são mais insinuadas que mostradas – talvez por ser um longa mais antigo, sem os detalhes gráficos do cinema atual. Desse modo, o filme inicialmente brinca com a possibilidade de que exista um motorista assassino por trás dos vidros escurecidos do Lincoln. Mas no final das contas, há uma dubiedade nos rumos da história e é difícil encontrar uma razão para toda a confusão e morte deixada no caminho de O Carro. Essa é a real intenção do filme, que tem como slogan “que mal dirige este carro?”. É missão do telespectador decidir.
3 – Híbrido
Filme de ficção científica misturado com terror, Híbrido (2011) conta a história de Tilda, que tem uma vida estagnada. Seu namorado fisiculturista se recusa a trabalhar por conta de uma lesão nas costas, ela é preterida em uma promoção por seu chefe machista e seu sobrinho fala mal dela pelas costas. Trabalhando em uma oficina que é destino de carros acidentados, ela se depara com um Chevrolet Nova quase destruído no local. Só que este não é um carro comum: na verdade, é uma máquina de matar que muda de forma e quer destruir os homens.
Desse modo, o trio de desajustados que convive com a protagonista precisa tentar sobreviver a um “predador” dos mais ardilosos e sangrentos que já existiu. Sua natureza híbrida nada tem a ver com os modelos ecologicamente corretos de hoje em dia, mas sim por mudar sua forma constantemente. Tanto que oito carros diferentes se revezam na trama, incluindo um Chevrolet C10 e um Mercury Colony Park.
4 – Cadillac Preto
Filme de 2003, Cadillac Preto mostra a história de três estudantes que param em um bar na estrada à procura de diversão, até que um deles se envolve em uma briga. Para se livrarem do tumulto, o trio foge e é perseguido por um Cadillac preto 1957. Depois de algumas ameaças, os jovens se perguntam quem são os ocupantes do veículo e por que eles estão sendo perseguidos. Depois de mortes, sequestros e muita adrenalina, eles descobrem quem está por trás do volante e o motivo de tanta confusão.
5 – À Prova de Morte
Apesar de não ser um dos filmes mais conhecidos de Quentin Tarantino, À Prova de Morte (2007) também é um dos mais emblemáticos filmes de terror que misturam carros e assassinatos. Stuntman Mike, interpretado de forma brilhante por Kurt Russel, é um ex-dublê misógino que usa seu Chevrolet Nova modificado para ser “à prova de morte” para o motorista. Assim, persegue suas vítimas e provoca acidentes em altas velocidades sem arriscar a própria vida. Mas quatro mulheres decidem enfrentá-lo e se vingar de maneiras de maneiras bem criativas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!