A VW mostrou um gostinho de seu novo SUV compacto sob uma redoma de LED glass durante o Rock in Rio, que aconteceu em setembro. Mas além de poder conhecer um pouco do design do carro, o público podia participar de uma brincadeira ao tentar adivinhar o nome do veículo. A única dica era que esse nome teria cinco letras.
Pois bem. Aparentemente, quem quisesse “trapacear” na dinâmica, entretanto, precisaria apenas procurar bem no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). De acordo com o site Notícias Automotivas, a montadora alemã registrou no órgão seis opções de nome no mês de setembro, todos com cinco letras, aliás.
Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara são as possibilidades que podem batizar o futuro modelo. Há algum tempo, especulou-se que os SUVs da Volkswagen começariam com a letra T, por conta de T-Cross, Taos, Tiguan, Touareg e até o novo Tayron, que deve substituir o Tiguan globalmente. Assim, poderíamos reduzir as opções a duas, Tagro e Tukan. Contudo, o Nivus quebra esse padrão – apesar de muitos não considerarem-no um SUV, a marca o designa dessa forma.
O que sabemos do novo SUV da VW
Como usará a plataforma MQB A0-IN, uma variante mais simples que a do Polo, o futuro compacto da VW chega ao mercado no começo de 2025 e deverá ter o mesmo entre-eixos de 2,56 metros do hatch, por exemplo. Desse modo, ficará posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, se tornando o SUV de entrada da marca alemã.
Nas versões mais em conta, deverá trazer o motor 170 TSI, o 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 mkgf, já presente na linha Polo. Além disso, terá uma configuração de topo com o 200 TSI 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 mkgf. Outra aposta é que o SUV receba um sistema híbrido leve de 48V mais adiante. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis, de acordo com a configuração (o que foi comprovado pelo flagra).
A faixa de preços deverá ficar em torno de R$ 110 mil, uma vez que o Nivus parte de R$ 136.990 – mas terá em breve uma versão de entrada Sense, que terá preço menor. Entretanto, terá acabamento mais simples que o do irmão. Por fim, seu design terá inspiração no do Tiguan europeu, com grande grade dianteira e faróis mais afilados.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!