A Uber revelou mudanças na lista de carros aceitos pela plataforma a partir do início do próximo ano. Na categoria UberX, que concentra os veículos mais simples e, portanto, tem as corridas mais baratas do aplicativo, as regras variam de acordo com a cidade. Contudo, as categorias Comfort e Black têm novidades para 2025. De acordo com a empresa, a seleção de modelos é baseada na avaliação dos próprios usuários.
Começando com a Comfort, há dois modelos que não poderão mais ser cadastrados pelos motoristas: Renault Sandero e Hyundai HB20, independentemente do ano de fabricação ou da versão. A regra é válida para todas as cidades brasileiras nas quais o Uber atua.
O banimento do Sandero da categoria pode ser mais justificável, já que o hatch saiu de linha no começo do ano passado. Entretanto, o do HB20 – atualmente um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro – surpreende. Já modelos como Renault Logan, Volkswagen Voyage, Toyota Etios Sedan e os Chevrolet Prisma e Cobalt podem não ser aceitos dependendo do ano de fabricação. Lembrando que os carros da Comfort precisam ter quatro portas, ar-condicionado e cinco lugares. Todos eles, entretanto, podem se enquadrar como UberX.
Uber Black
Já no Uber Black, que reúne modelos mais luxuosos e as viagens mais caras, a mudança se refere ao ano/modelo dos carros que se enquadram na categoria. Dessa forma, os veículos precisam ter sido produzidos a partir de 2016, no caso do Rio de Janeiro (RJ), de 2017 em cidades como Recife (PE), Campinas (SP) e Belo Horizonte e de 2018 nos demais municípios. Ou seja, a lista de modelos permanece a mesma deste ano (veja aqui).
Na categoria Black, os carros devem ter ar-condicionado, quatro portas e cores como preto, branco, cinza, prata, azul marinho ou marrom. Além disso, os motoristas precisam ter mais de 100 viagens pelo aplicativo em outras categorias com avaliação média de, no mínimo, 4,85 pontos pelos usuários da plataforma.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!