O município de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira (SP), é um charme só. Considerada a Suíça brasileira, a cidade atrai pessoas de todos os lugares pelas diversas atrações que oferece. No inverno, lota, por conta das baixas temperaturas, da boa comida, da moda e dos diversos pontos turísticos a serem explorados. E, no fim de novembro, essa lista vai aumentar, afinal, vem aí o Carde, um museu que promete encantar quem é amante de carro. E quem não é, também, pois o local reúne as mais variadas atrações.
As portas do Carde abrirão ao público no dia 28. Mas, antes de detalhar o museu, cabe explicar o porquê do nome. As siglas vêm de Carros, Arte, Design e Educação. O espaço, aliás, é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que completou 16 anos de atuação.
O prédio, situado a pouco mais de 10 minutos do centro de Campos do Jordão, ocupa uma área de 200 mil m². Por lá, uma coleção de quase 100 carros – muitos deles comprados da coleção de Og Pozolli – espalhada por dois andares. E tem outros exemplares na parte externa do prédio, como os táxis da década de 1960 que transportam os visitantes pelo entorno do museu.
Dá para pilotar Ferrari no museu
Tem interatividade para toda a família, com pista infantil, loja, um sofisticado restaurante e até simulador, com tela de 9 metros, para quem quer “pilotar” no Autódromo de Interlagos a bordo de uma Ferrari 512 TS. A atração é paga à parte, mas além de garantir diversão, dá a oportunidade ao visitante de estar a bordo de um raro exemplar da marca italiana.
Da porta para dentro
O local, como defende a própria nomenclatura, está repleto de arte. Já na entrada, há um Brasinca Uirapuru (1964), que traz pintura indígena, aparece no topo de um cajueiro em metal, com folhagens de crochê. A trama de fios coloridos cobre todas as paredes do salão.
Mais para dentro, o museu tem nove salas. Cada uma com um tema. Os cenários são encantadores e, sobretudo, usam o automóvel como personagem principal para contar a história do Brasil.
Por exemplo, na sala dos veículos governamentais, é exibido o Lincoln K, de 1938, que tem carroceria especial Willoughby, de Utica, Nova Iorque. Somente cinco carros foram feitos neste ano e nesta configuração Touring, de sete passageiros. Encomendado pelo ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros, serviu de carro oficial em diversas visitas de chefes de Estado pelo Brasil, transportando, entre eles, Getúlio Vargas, Charles de Gaulle, a rainha Elizabeth II e o papa João Paulo II. Tem, ainda, um Fusca conversível e um Itamaraty, que pertenceu ao governo paulista.
Para todos os gostos
Tem sala dedicada ao Gurgel, como pioneiro na era dos carros elétricos. Tem ala para quem curte automobilismo, e tem os esportivos nacionais das décadas de 1970 a 1990, como Ford Maverick, VW Gol GTi e Chevrolet Kadett GS. E, por fim,
Por falar em época, o carro mais antigo do museu é de 1902. De quando o carro ainda nem volante tinha. O De-Dion-Bouton é uma espécie de carruagem sem cavalos. Tem manivela, motor com apenas um cilindro e conceito vis a vis (face a face, em português). Além disso, tem ícones como Honda NSX, 3000 GT e Dodge Viper, Audi RS 2 Avant e esportivos de Ferrari, Jaguar, Lamborghini e BMW que todo apaixonado por carro da década de 1990 já sonhou em ter na garagem. Sem contar a ala nacional, composta por Fusca, Kombi, Gol e até Karmann Guia conversível.
Vem mais por aí
O acervo é bastante diversificado, mas a organização promete ainda mais. Assim, estão chegando outras raridades ao museu. Além disso, a coleção não está toda ali. No total, são mais de 500 carros e a ideia é fazer uma rotatividade para que o visitante sempre tenha novidades ao visitar o espaço.
Serviço Museu Carde:
- Abertura ao público: 28/11/2024
- Fechado: terças e quartas-feiras
- Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
- Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,
- Campos do Jordão – SP – CEP: 12.472-610
- Site: www.carde.org
- E-mail: contato@carde.org
- Instagram: @carde.museu
- Telefone: (12) 3512-3547
Siga o Jornal do Carro no Instagram!