Você está lendo...
Dia do Animal: confira 20 carros que ganharam nomes de bichos
Mercado

Dia do Animal: confira 20 carros que ganharam nomes de bichos

Em homenagem ao dia do animal, separamos 20 modelos cujos nomes foram inspirados no mundo dos bichos; nem mesmo as marcas escaparam

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

04 de out, 2023 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Carros com nomes de animais são uma constante no mundo automotivo
Crédito:Montagem/Rodrigo Tavares/Divulgação

Um produto se torna famoso não só por sua qualidade, mas também pelo nome. No universo automotivo isso não é diferente, uma vez que grandes sucessos do mundo sobre rodas ostentam um nome de origem animal. Seja um sentido rebuscado ou mesmo a junção de palavras em uma só, veículos com nomes em homenagem a animais são comuns.

Assim, nomes famosos como Jaguar e Puma foram além dos automóveis, e respondem pelas próprias marcas. No Brasil, até a rica fauna nacional entra na história, como no caso do Brasinca 4200 GT, depois rebatizado de “Uirapuru“, pássaro oriundo da região amazônica, por exemplo.



Abaixo, confira 20 modelos com nomes de origem animal

Brasinca 4200 GT Uirapuru

Brasinca Uirapuru foi potente fora de série nacional com motor GM (Maxicar/Reprodução)

Publicidade


O esportivo nacional utilizava a mecânica seis cilindros 4.3 emprestado da picape Chevrolet C10 e do SUV Veraneio, por exemplo. Assim, com poucas unidades fabricadas, leva o nome de um pássaro nacional.

Ford Maverick

maverick
Foto: Oswaldo Palermo/Estadão

O nome homenageia o tipo de gado criado solto, que precisava se virar sozinho. No mercado americano, o logo do cupê da Ford tinha chifres de boi, ideia que, no entanto, não foi aproveitada no Brasil.


VW Beetle

Foto: REUTERS/Imelda Medina

O Beelte, nome americano para o VW Fusca, lembra um besouro. O mesmo vale para o mercado italiano, por exemplo, que apelidou o pequeno VW de “Maggionlino”. No Brasil, entretanto, o termo Fusca é um tipo de variação do nome da marca, cuja pronúncia é “Folkswagen”.

Ford Corcel

corcel
Foto: André Lessa/Estadão

Na época da Idade Média, Corcel era o termo utilizado para os cavalos de guerra, usados na batalha, por exemplo. Se tornou também uma alusão a cavalos velozes. Já o carro, no entanto, teve duas gerações no Brasil e foi produzido de 1970 a 1985, nas carrocerias cupê e sedã.

Plymouth Barracuda

Robb Report/Divulgação

O muscle car médio americano homenageia um peixe, com fortes hábitos predatórios, além de ser veloz. Assim, fez sucesso durante seus 10 anos de produção, entre 1964 e 1974.


Puma

antigos
Foto: Puma/Divulgação

Sucesso inquestionável nos anos 60 e 70, foi um dos fora de série mais bem sucedidos do Brasil. No entanto, sua inspiração vem de felino de grande porte, também chamada de Suçuarana no Brasil.

Ford Thunderbird (“Pássaro do Trovão”)

Hemmings/Divulgação

Modelo americano feito para rivalizar com o Chevrolet Corvette, o Ford Thunderbird é inspirado na mitologia indígena americana. A homenagem seria ao pássaro capaz de criar relâmpagos ao bater suas asas, por exemplo.

Pontiac Firebird (“Fênix”)

Pontiac leilão
Divulgação/Barret-Jackson

A fênix, ou pássaro de fogo, foi o animal mitológico escolhido pela Pontiac para seu esportivo, inicialmente derivado do Chevrolet Camaro, por exemplo. Ao longo dos anos, ilustrou a fênix em seu capô, entretanto, apelidada pelo público de “screaming chicken”, ou “galinha que grita”.


Agrale Marruá

Tecnologia e Defesa/Divulgação

Marruá é o nome destinado a um boi ou touro bravo, bem como também, por sua vez, escolhido pela Agrale para nomear seu 4×4. Assim, o Marruá não é figura fácil nas ruas, e pode ser visto mais sob uso do Exército Brasileiro, por exemplo.

VW Fox (“Raposa”)


Antes de ser o subcompacto de sucesso da Volkswagen, o nome da raposa já equipou outro modelo da marca, o Voyage. Contudo, tanto o sedã quanto a perua Parati foram exportados para os Estados Unidos, com o nome Fox.

DKW Carcará

Autoentusiastas Classic/Reprodução

A ave de rapina deu nome ao bólido da DKW, com motor 1.0, responsável por um recorde de velocidade estabelecido em 1966, por exemplo. Além disso, seu recorde levou anos para ser batido.


Ford Pampa

ford pampa
Oswaldo Palermo/Estadão

A picape pequena da Ford, derivada do Corcel II, fazia homenagem a um cavalo malhado, ou seja, com duas cores. Assim, o modelo foi a opção da Ford para quem queria um utilitário pequeno e ágil, até a chegada da Courier, nos anos 90.

Chevrolet Impala

impala
Chevrolet/Divulgação

O Impala é um antílope, original do continente africano e vive em manada nas grandes savanas. Podem chega até 90 km/h para fugir dos predadores, por exemplo. Além disso, o carro é um dos nomes mais icônicos da linha da GM. 

VW Rabbit (“Coelho”)

volkswagen golf gti rabbit confetti concept coelho
Volkswagen/Divulgação

Em tradução para o português, Rabbit significa coelho, e foi o primeiro nome do VW Golf nos EUA. Assim, até um emblema especial com o animal estampado havia no pequeno hatch.


Sunbeam Tiger (“Tigre”)

O pequeno conversível da Sunbeam, famoso por aparecer em um dos filmes da série de espionagem 007, fez sucesso nos anos 60. Entretanto, seu significado é simples: “tigre” em inglês.

FNM Onça

Wikipedia/Reprodução

A tentativa da Fábrica Nacional de Motores (FNM) de produzir um esportivo resultou no Onça. Assim, o modelo, versão cupê do sedã JK 2000, tinha como destaque o desenho fortemente inspirado no Ford Mustang.

Dodge Viper (“Víbora”)

Dodge Viper/Reprodução

O esportivo da Chrysler, com sérios pitacos de ninguém menos que Carroll Shelby, era animal em muitos sentidos, até no nome, no entanto. O então conversível V10 homenageia uma espécie de víbora, algo lembrado em seu logotivo.


DeTomaso Pantera

Motorcar Classics/Divulgação

Esportivo italiano com coração americano, o Pantera tinha motor Ford V8, e até foi vendido nos EUA por meio de concessionários Ford, por exemplo. Entretanto, ficou conhecido por ter um exemplar alvejado por seu dono, ninguém menos que Elvis Presley, quando recusou a dar a partida.

Mercury Cougar

Autoweek/Reprodução

Releitura do Mustang focada no luxo, o Mercury Cougar nada mais é que uma homenagem a outro felino já ilustrado nesta lista: o Puma, por exemplo.

Lada Laika

Lada/Divulgação

O sedã VAZ 2101, versão russa do sedã Fiat 124, recebeu muitos nomes em suas versões de exportação, mas no Brasil recebeu o nome Laika, em homenagem à cachorrinha enviada ao espaço pelos soviéticos, em 1957.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Seres 3: como é o novo SUV elétrico chinês que quer clientes de BYD e Volvo
Deixe sua opinião