Os mais recentes resultados da última rodada Latin NCAP, divulgados na última quarta-feira (20), mostram que o Citroën C3 Aircross zerou sua última avaliação de segurança. Além disso, uma auditoria realizada pela instituição rebaixou a nota do Toyota Corolla, de cinco para quatro estrelas.
Assim, com zero estrelas, o SUV da Stellantis produzido em Porto Real, foi avaliado na versão Feel Turbo, de entrada, com cinco lugares. De série, oferece dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Nos testes, são avaliadas as versões de entrada dos modelos, e seus itens de segurança passiva presentes de série, por exemplo.
Citroën C3 Aircross zera teste de colisão
Assim, o Aircross conseguiu 33,01% de proteção para o ocupante adulto, 11,37% para ocupante infantil, 49,57% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 34,88% em assistência à segurança. Além disso, o SUV passou por teste de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC.
Além disso, o teste de impacto lateral não aconteceu, em razão da falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, não oferecida como item opcional. Apenas nas versões mais caras são ofertados quatro airbags, dois dianteiros e dois laterais. Assim, nessa modalidade, obteve zero estrelas.
“Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar uma segurança deficiente como padrão em seus carros. O Latin NCAP insta a Stellantis, a PSA e a Citroën a mudar seu enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos carros e a oferecer voluntariamente os carros ao Latin NCAP para mostrar aos consumidores seu desempenho”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Ainda segundo o Latin NCAP, “o impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto”. No mais, o modelo acabou reprovado nos testes de colisão.
Toyota Corolla é rebaixado no Latin NCAP
Entretanto, outro modelo que não passou incólume pelos testes foi o Toyota Corolla. Em um teste de auditoria, teve seu ranking rebaixado, de cinco para quatro estrelas. Isso aconteceu por conta dos airbags do banco do passageiro não atenderem aos requisitos, levando à redução de pontos para o Ocupante Criança, por exemplo.
Contudo, ainda há um bom nível de segurança. Alejandro Furas disse que: “embora quatro estrelas seja um bom nível de segurança, a Toyota tem se caracterizado por liderar com resultados de classificação máxima. É hora da fabricante renovar o compromisso de produzir seus veículos com foco cinco estrelas. Os resultados de hoje demonstram mais uma vez a relevância e a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação por estrelas do Latin NCAP.”
Em nota à imprensa, a Stellantis se posicionou sobre o SUV da Citroën:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.”
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