Fechando seu ano com o sexto lançamento, a Chevrolet traz ao Brasil a quarta geração do Equinox, SUV médio que vai brigar na categoria de rivais fortes, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Apesar de ser importado do México, assim como o anterior – que compartilhava a plataforma com o Cruze – o novo modelo foi desenvolvido na China.
Nesta nova geração, serão duas versões de acabamento, mas com a mesma mecânica e o mesmo preço de R$ 267.000. A inédita Active tem visual mais aventureiro, com pneus de perfil mais alto em rodas de aro 19, cabine com acabamento claro e grade e para-choques diferenciados. Por sua vez, a RS, que já existia no portfólio, tem uma pegada mais esportiva, com interior preto arrematado por detalhes vermelhos, rodas maiores de 20″, teto com pintura preta e DRLs.
Design e medidas no novo Equinox
Se você achava que o Equinox a combustão teria o mesmo visual que a versão elétrica, que estreou no Brasil em outubro, não poderia estar mais enganado. Em comum, apenas o fato de serem SUVs e dividirem a alcunha. Mas os carros são completamente diferentes. Enquanto o EV tem traços futuristas, o modelo a gasolina tem design similar ao de outros modelos recentes da marca, com frente alta, faróis em dois blocos e lanternas em forma de “Y”.
Em termos de medidas, são 4,66 m de comprimento no RS e 4,67 m no Activ, 1,90 m de largura, 1,71 m de altura e um generoso entre-eixos de 2,73 m. Isso garante um espaço interno bem amplo e superior ao de rivais diretos como Compass (2,63 m), Corolla Cross (2,64 m) e Volkswagen Taos (2,68 m), por exemplo. Já porta-malas tem 469 litros de capacidade.
Conjunto mecânico
Ambas as versões trazem o mesmo (e conhecido) motor 1.5 turbo do antecessor, mas que agora rende 177 cv – 5 cv a mais -, além de torque de 28 mkgf (27,8 mkgf no anterior). Já o câmbio automático é novo e tem agora oito marchas, contra seis da antiga geração. Equinox Active e RS também trazem sistema de tração integral inteligente, projetado para oferecer mais estabilidade e controle especialmente em pisos escorregadios.
Quando o assunto é desempenho, o Equinox acelera da imobilidade aos 100 km/h em 9,3 segundos, quase 7% mais rápido que o modelo anterior, de acordo com a GM. Nas retomadas, o SUV consegue ir de 60 km/h até os 100 km/h em 6,3 segundos, o que ajuda nas ultrapassagens. Já no consumo, pode rodar até 9 km/l na cidade e 10, 7 km/l na estrada, conforme dados do Inmetro. Sempre com gasolina, já que o carro não é flex.
Lista de equipamentos
Uma das grandes novidades é que o Equinox vai estrear a tecnologia 5G nos carros das Chevrolet no País. A velocidade de internet poderá ficar até 100 vezes mais rápida, a depender da infraestrutura local. O sistema estará presente no OnStar, que oferece serviços por assinatura de conectividade e segurança. Há Wi-Fi, multimídia com sistema operacional Google built-in, aplicativos e assistente virtual nativo, além de atualizações remotas.
Com o 5G, o sistema poderá receber um fluxo de dados superior e respostas mais rápidas quando comparado ao padrão 4G. Isso permitirá que os usuários tenham vantagens como download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição, navegação online com gráficos animados de melhor resolução e mais comandos remotos do veículo via aplicativo, por exemplo.
No quesito segurança, o SUV traz alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego com correção da direção, controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo. Por fim, há ainda abertura da tampa traseira por sensor de proximidade, quadro de instrumentos digital de 11″ e central multimídia MyLink com 11,3″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Primeiras impressões a bordo do Equinox
A princípio, vamos focar na versão Activ, na qual fizemos o test-drive. Mas como mecanicamente não há diferenças, o comportamento da RS não será diferente. Logo ao entrar na cabine, é nítida a evolução do Equinox em termos de acabamento e tecnologia embarcada. O carro tem materiais nobres, revestimentos macios ao toque e uma sensação de modernidade com a tela dupla que integra o painel de instrumentos e o multimídia.
O que mais impressiona, contudo, é o conforto interno, com farto espaço para todos os ocupantes. Atrás, há um generoso vão para as pernas com assoalho plano, o que é primordial para quem viaja na segunda fileira. Mas há alguns poréns, uma questão de gosto: os bancos dianteiros são curtos, o que não dá um suporte total para as coxas; e o volante tem um aro bem grosso, apesar de macio.
Na direção, o Equinox é agradável em pisos planos, mas se mostrou moroso e “pesadão” nos trechos de subida de serra. Além disso, em curvas mais acentuadas não há confiança para entrar com velocidade, pois a tendência é que a traseira escape, mesmo com a tração integral – o modelo é um SUV, afinal. Ou seja, não dá para comparar com carros esportivos.
Contudo, o novo Equinox é diferente de SUVs híbridos ou elétricos, nos quais o peso das baterias “grudam” o carro no chão e ajudam na estabilidade. Por isso, a carroceria rola bastante. Mas a conclusão é de que o Chevrolet cumpre muito bem o papel de ser um carro familiar com excelente espaço e conforto para quem assume o volante. E eleva os padrões de conectividade a bordo. Porém, para quem busca uma tocada esportiva, não é o foco.
PRÓS
O Equinox é muito espaçoso e confortável, um carro ideal para rodar com a família; também oferece bastante tecnologia e conectividade
CONTRAS
Estabilidade em curvas não é um dos fortes do modelo, com carroceria que rola bastante e sensação de ser um carro “pesadão”
FICHA TÉCNICA
Chevrolet Equinox Activ 2025
Motor: 1.5, 4 cilindros, 16V, gasolina
Potência: 177 cv a 5.600 rpm
Torque: 28 mkgf a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas; tração integral
0 a 100 km/h: 9,3 segundos
Dimensões: 4,67 m (comprimento), 1,90 m (largura), 1,71 m (altura) e 2,73 m (entre-eixos)
Porta-malas: 469 litros
Consumo médio (Inmetro): 9 km/l (cidade); 10,7 km/l (estrada)
Peso (ordem de marcha): 1.678 kg
Preço sugerido: R$ 267.000
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