Com a chegada de 2025, grandes mudanças vão acontecer na Fórmula 1, e a mais comentada delas é a chegada do piloto Lewis Hamilton a equipe Ferrari, após muitos anos de serviço pela Mercedes. Apesar de irritar puristas ferrenhos, a mudança não deu motivos para a preparadora alemã Hof dispensar uma homenagem ao piloto, em forma de customização de um modelo especial, por exemplo.
A empresa decidiu construir sua homenagem usando como base um Mercedes-AMG G63, modelo que o Jornal do Carro já avaliou, variante esportiva do longevo Classe G. Chamado “Sir Class”, não faz referência somente ao título recebido pela realeza britânica, mas uma abreviação da frase “Still I Rise” (ainda me levanto, em tradução livre), usada pelo piloto.
Assim, quanto a customização, a Hof não economizou, principalmente nos números de desempenho. O V8 Biturbo de 567 cv e 86,68 mkgf de torque, ficou ainda mais forte. E põe forte nisso: agora, o jipe tem 1.063 cv e 132,58 mkgf, fazendo dele, provavelmente, o Classe G mais rápido e potente do mundo, por exemplo. A transmissão automática de nove marchas garante um 0 a 100 km/h de 3,5 s, com máxima de 300 km/h.
Jipe da Mercedes recebeu modificações para ficar mais rápido
Contudo, para acompanhar tais números, o modelo acabou modificado, por conta da aerodinâmica digna de um freezer horizontal. Sua altura acabou rebaixada em valores próximos de 30 mm, e ganhou um kit feito em fibra de carbono, composto de novos arcos de roda, saias laterais e painéis dianteiros e traseiros. Assim, pode baixar um pouco seu peso total. O capô, também de fibra de carbono, é ventilado.
Para auxiliar na frenagem, novos freios de carbono cerâmica maiores acabaram instalados, ajudando o SUV com a potência superior a quatro dígitos, por exemplo. O Sir Class recebeu uma pintura que mescla as cores prata e preto, conforme a luz, em referência ao carro do agora ex-piloto da equipe Mercedes-AMG Petronas na F1. Os tons de verde também estão presentes, por exemplo.
Por dentro, chamam a atenção os bancos, com a inscrição 1063 em verde, refente à potência do modelo. Além disso, há a opção de ter o mesmo volante tipo-manche usado no esportivo Mercedes-AMG One, por exemplo. No teto, está gravado o traçado de Yas Marina, onde o piloto fará sua última corrida pela Mercedes.
Por fim, resta saber seu preço, que de maneira alguma é barato. O Sir Class contará com produção de apenas 11 unidades, em homenagem aos 11 anos em que o piloto correu pela equipe alemã. Assim, ele custa US$ 690 mil, que em conversão direta custa R$ 4,19 milhões. Contudo, não se sabe se a homenagem chegará ao piloto, se como um presente, ou pagando, como um comprador normal faria.
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