Depois de Aircross, Triton e Kardian, chegou a vez do BYD Dolphin Plus passar pelo teste de impacto do Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). E o hatch elétrico foi muito bem ao tirar nota máxima na prova de segurança. O modelo é o primeiro carro elétrico e de origem chinesa a gabaritar o programa e receber cinco estrelas no atual protocolo. Antes, só o JAC E-JS1 foi avaliado – e tirou zero.
O BYD Dolphin Mini foi testado em diferentes situações, como de praxe: impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e controle de estabilidade. Além disso, há provas de frenagem autônoma de emergência, sistema de suporte de pista e assistência à segurança, além de detecção de ponto cego.
De acordo com o órgão, o Dolphin Plus apresentou, em geral, “bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal”. A proteção geral no impacto lateral também foi boa. Já proteção do tórax no impacto lateral de poste foi “marginal”. Com sete airbags e itens de segurança ativa, o Latin NCAP continua e diz que houve “boa proteção para ocupantes crianças”. Já a proteção passiva para pedestres “poderia ser melhor”, diz o Latin NCAP.
BYD Dolphin Plus e… só!
O resultado, diga-se, é válido apenas para a versão mais cara, Plus, que custa R$ 185.000. E traz sistemas avançados de segurança, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos. Esse teste, portanto, não engloba a configuração de entrada GS e tampouco o Dolphin Mini, que é o carro elétrico mais vendido de 2024.
Em termos de porcentagem de proteção, o Dolphin Plus recebeu 92,6% (adultos), 93,1% (crianças) 77% (pedestres) e 85,1% (assistentes de segurança). O Latin NCAP, no entanto, fez algumas observações. O controle de cruzeiro adaptativo e o alerta de faixa, por exemplo, não desempenharam o suficiente para ganhar pontos.