Em 2004, a Lamborghini entregou um Gallardo 510-4 à polícia italiana e, desde então, essa parceria se mantém. A fabricante de carros superesportivos e a força policial (Polizia di Stato), desse modo, formam uma aliança de 20 anos.
Essa parceria de duas décadas reúne diversos veículos utilizados não só para patrulhas, mas também para missões de emergência, como o transporte de órgãos, por exemplo.
O mais recente modelo da coleção, cabe recordar, foi o Lamborghini Urus Performante. O SUV estreou na polícia italiana em dezembro de 2023 e carrega sob o capô o motor 4.0 V8 biturbo de 666 cv. Credenciais que rendem velocidade máxima de 306 km/h e 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos. Além de um desempenho invejável – o que o torna ainda mais eficiente em ocorrências policiais -, o SUV é tido, também, como uma ferramenta essencial para a segurança pública, afinal, vem equipado com moderno aparato de segurança, que inclui gaveta de armas e painel de mensagens dobrável, por exemplo. Também tem compartimento refrigerado para o transporte de órgãos.
Histórico
Depois do Gallardo 510-4 – o primeiro da marca equipado com motor V10 -, a Lamborghini, em 2005, cedeu mais um Gallardo à força policial italiana, especificamente equipado para o transporte de órgãos de emergência. Tinha, portanto, um compartimento refrigerado no espaço para bagagens.
Já em 2008, o Gallardo deu lugar ao Gallardo LP 560-4, um modelo com ainda mais desempenho. Seu motor V10 de 560 cv era capaz de gerar velocidade máxima de 325 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Cabe ressaltar que este modelo continua na ativa e atua e estradas do sul de Itália.
Em 2014, o Huracán LP 610-4 juntou-se à frota da Polizia di Stato. Com 610 cv, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e teve criação especialmente concebida para corresponder às exigências da polícia.
Com a parceria, os veículos Lamborghini efetuaram, em síntese, mais de 200 transportes de órgãos desde 2004. “Estamos extremamente orgulhosos por celebrar 20 anos de colaboração com a Polizia di Stato, uma instituição que respeitamos profundamente pelo seu trabalho cotidiano de proteger a segurança dos cidadãos italianos”, afirma Stephan Winkelmann, presidente e diretor executivo da Lamborghini.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!