Você está lendo...
Polícia italiana recebe Urus personalizado para transportar órgãos
Notícias

Polícia italiana recebe Urus personalizado para transportar órgãos

SUV de alta performance, Urus tem motor V8 de mais de 600 cv e será o sexto carro da marca na frota policial

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

13 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Lamborghini Urus polícia
Lamborghini Urus será o sexto carro da marca na frota policial italiana
Crédito:Lamborghini/Divulgação

O departamento de polícia de Dubai, que tem sua frota policial repleta de supercarros, vai ter que correr atrás do prejuízo. Isso porque a Poliza di Stato, da Itália, recebeu nesta semana nada menos que um Lamborghini Urus Performante



O SUV de luxo com desempenho de superesportivo será usado em serviços especiais, incluindo o transporte médico de órgãos e plasma, de acordo com as autoridades italianas. Sua estreia nas ruas está programada para o início do ano que vem.

Lamborghini Urus polícia
Lamborghini/Divulgação

Publicidade


Como o Urus foi feito

Além de pertencer a uma das variantes mais envenenadas do modelo, o exemplar policial foi feito pelo Centro Stile da Lamborghini. Dessa forma, combina os tons azul e branca usados pela polícia italiana com faixas tricolores e logos reflexivos. 

Fora a customização, o Urus recebeu ainda uma barra de luzes de LED com iluminação 360°. Além disso, também traz uma sirene no teto do veículo.

Os itens personalizados também invadem a cabine, com aparelhos especiais, caixa blindada para armazenamento de armas e até um display que exibe mensagens. O modelo também traz mudanças no porta-malas, onde ficam armazenados um desfibrilador e uma geladeira portátil própria para o transporte de órgãos.


Lamborghini Urus polícia
Lamborghini/Divulgação

666 cv

Para fazer um trabalho tão importante, o carro precisa ser veloz. E isso, sem dúvida, o Urus Performante é. Seu motor é um 4.0 V8 que produz 666 cv e 87,7 mkgf de torque. Com tração nas quatro rodas, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega aos 306 km/h de velocidade máxima.

O Urus é o sexto veículo da Lamborghini a fazer parte da frota policial italiana. O próximo ano marca o 20o aniversário da colaboração entre a marca e as autoridades do país. 


“É um grande prazer saber que nossos carros são usados para serviços públicos e, acima de tudo, em operações cruciais para salvar vidas humanas. Isso deixa a mim e a toda a empresa orgulhosos”, declarou Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini.

Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.