A edição 2025 da Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do planeta, serviu de palco para a estreia de um veículo, digamos, diferente. A Aptera Motors, uma startup californiana de mobilidade urbana, apresentou uma espécie de carro de três rodas que é elétrico e, tão eficiente energeticamente, que consegue rodar mais de 60 km usando apenas energia solar armazenada nos painéis espalhados pela carroceria. Já com bateria cheia, a empresa diz que a autonomia pode chegar a 640 km.
Na CES, que acontece anualmente em Las Vegas (EUA), o Aptera mostrou um visual é um tanto diferente. Isso porque a Aptera contou com a participação da Pininfarina, renomado estúdio de design. A companhia italiana emprestou sua expertise aerodinâmica para aperfeiçoar a estética do modelo e também para obter o menor coeficiente de arrasto possível. E, assim, claro, aumentar a autonomia. O chamado Cx, é de apenas 0,13 e a Aptera diz que é o “mais baixo entre os veículos de passageiros de produção”.
Da CES para o mundo
A Aptera usou, inclusive, o túnel de vento da Pininfaria, na Itália, para testes. O estúdio italiano também terá uma contribuição na parte técnica antes do modelo entrar definitivamente em produção. O veiculo, que parece um mistura de carro com avião, tem apenas três rodas e praticamente toda sua carroceria visível exibe placas de painéis solares.
Dentro, o minimalismo: nenhum botão, volante recortado igual os recentes Tesla e as telas digitais da central multimídia, que vai comandar praticamente todas as funções do automóvel, e do quadro instrumentos. O carro tem apenas capacidade para duas pessoas e um porta-malas.
A Aptera Motors já aceita reservas do carro nos Estados Unidos embora o mesmo ainda não tenha um preço final. No site da startup, entretanto, há um valor estimado: US$ 40.000 – algo perto de R$ 250.000 na conversão direta. Ainda de acordo com a companhia, o preço definitivo será revelado perto das primeiras entregas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!