As vendas globais da Mercedes-Benz caíram 3% em 2024 e fecharam em 1,98 milhão de unidades. Além de um mercado desafiador por conta da pesada concorrência chinesa, a baixa demanda por veículos elétricos também afetou os resultados negativos.
Mas nem só a Mercedes sofreu com essa situação. Montadoras europeias no geral, especialmente as premium, não conseguiram acompanhar os baixos preços dos produtos na China, onde a queda do mercado imobiliário fez com que os consumidores optassem por comprar carros mais baratos em vez de modelos sofisticados.
Desse modo, a marca alemã prometeu intensificar seus esforços para cortar custos e melhorar a eficiência do negócio. Apesar das previsões de que o ano passado seria mais fraco que 2023, a marca esperava um quarto trimestre mais robusto por conta de novos produtos que chegaram ao mercado, como o Classe G elétrico, por exemplo.
Mesmo assim, a Mercedes cresceu 3% nesse período, mas não foi o suficiente para evitar a queda global. “Terminamos o ano com vendas consistentes no último trimestre, especialmente no que diz respeito aos nossos veículos de topo e ao Classe G”, disse Brita Seeger, membro do conselho da Mercedes-Benz para marketing e vendas. Por região, a montadora caiu 7% na China, enquanto na Europa a queda foi de 3%. O grande problema ficou mesmo na categoria de elétrico, com -23% em 2024.
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