A estreia da terceira geração do Jeep Compass está cada vez mais próxima. Depois de revelar um teaser e algumas pílulas de informação sobre o SUV no ano passado, agora o modelo fez uma aparição relâmpago durante um vídeo institucional da Stellantis sobre Inteligência Artificial (veja aqui).
Conforme reportagem da revista Quatro Rodas, as imagens mostram uma apresentação no computador de um funcionário da empresa que revelam gráficos do futuro Compass em alternância com o atual Peugeot 3008. Isso porque o SUV médio vai dividir a plataforma com o modelo francês, a STLA Medium.
![Jeep Compass terceira geração](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/10233741/Compass-Stellantis-2.png-1160x653.webp)
Além disso, na sequência aparecem partes separadas do carro com a legenda J4U NA BEV mass 2470 kg. A tradução desse “código” é o nome do projeto do Compass (J4U), a sigla para North America (NA) e a conhecida indicação de que será um veículo elétrico (BEV, ou battery electric vehicle). Por fim, o 2.470 kg é o peso que o carro terá.
Fora isso, é possível notar alguns detalhes em relação ao design, como a tradicional grade frontal com sete aberturas verticais. Na primeira imagem divulgada em outubro, outros elementos comumente encontrados nos Jeep, como as caixas de rodas em formato de trapézio.
![Jeep Compass 2026](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/10/07101303/jeep-compass-2026-jc1.jpg-1160x653.webp)
O que sabemos sobre o novo Compass
Com lançamento previsto para o mercado europeu neste ano, a nova geração do Compass chegará ao Brasil somente em 2026. A nova plataforma dará opções de motorização a combustão, híbrida e elétrica ao modelo, mas nem todas devem rodar por aqui. No mercado brasileiro, a expectativa é de que o SUV tenha configurações híbridas flex. Além disso, a tração também poderá ter tração dianteira ou integral.
Também por conta da STLA Medium, espera-se que o Compass cresça, uma vez que a arquitetura permite comprimentos de até 4,90 m, bem como distâncias entre os eixos de 2,70 m a 2,90 m. O interior mudará totalmente e receberá tecnologias inéditas. Entre as novidades, deverá receber ainda uma tela de 16” como a do Vauxhall Grandland, feito na mesma base.
A produção do novo Compass começa em Melfi, na Itália, em 2025. Já nos Estados Unidos e em outros mercados globais, como o Brasil, o SUV chegará em 2026. Embora a marca ainda não tenha confirmado, é certo que a nova geração será feita no País, na fábrica de Goiana (PE). Afinal, o Compass atual é um dos SUVs mais vendidos do mercado brasileiro.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!