Stellantis Jeep Avenger
Jeep/Divulgação

Stellantis confirma 'novo SUV compacto' em Porto Real, mas vai demorar

CEO da Stellantis, Emanuele Cappellano confirma novo SUV compacto em Porto Real (RJ), mas estreia pode ficar para 2026

Por Raphael Panaro 30 de jan, 2025 · 5m de leitura.

A Stellantis terá um reforço de peso no Brasil. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), Emanuele Cappellano, CEO do conglomerado, confirmou que “um novo SUV compacto está a caminho”. Sem especificar o modelo — que será o Jeep Avenger —, o executivo ainda fez uma previsão do lançamento por aqui. Mas vai demorar um pouco. “Será mais para o final do 2025 ou início de 2026”, completou.

Este prazo pode ter uma explicação. A Stellantis prepara a fábrica de Porto Real (RJ) para receber a fabricação do jipinho — que ficará abaixo do Renegade. Tanto que a companhia vai abrir 1.500 postos de trabalho no Brasil em 2025, que serão divididos entre Betim (MG), que receberá a maior parte dos trabalhadores, e a planta fluminense. Vale lembrar que a Stellantis prepara um aporte para a unidade fabril na casa dos R$ 3 bilhões até 2030.

Stellantis Jeep Avenger
Jeep/Divulgação

O Avenger será o primeiro Jeep feito fora de Goiana (PE), de onde saem Compass e Commander. Isso porque o SUV compacto usa a plataforma CMP, mesma de Citroën C3, Aircross e Basalt — produzidos justamente no Rio de Janeiro. Vai chegar, principalmente, para concorrer com o também inédito Volkswagen Tera.

O SUVzinho vai conviver com o Renegade, mas o porte é ligeiramente menor. São 4,08 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos — contra 4,27 m e 2,57 m, respectivamente, do imrão maior. O novo modelo, no entanto, tem 60 litros a mais no porta-malas, que leva 380 l. Já a motorização será a Bio-Hybrid. Ou seja, híbrida leve. O Avenger pode estrear com sistema 12V dos recém-lançados Fastback e Pulse, com motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,5 mkgf de torque. Por outro lado, a tecnologia 48V aliado a 1.3 turboflex, que estreará em breve no Compass, também pode aparecer.

Stellantis Leapmotor C10 SUV
Leapmotor/Divulgação

Além de Avenger, Leapmotor

Escondendo o jogo, Cappellano afirmou que a Stellantis fará um comunicado sobre a novata marca chinesa no próximo mês de abril. O executivo não confirmou se esta será a data da estreia, mas deixou claro que a Leapmotor “não oferecerá somente carros elétricos”. O compacto T03, concorrente de BYD Dolphin Mini, e o SUV C10 são os mais cotados.

O CEO da Stellantis também deixou em aberto um possível produção local da Leapmotor no Brasil a médio prazo. “Dificilmente se tem uma expansão sem uma forte localização”, resumiu Cappellano. A fabricação nacional seria uma resposta, especialmente, para o BYD, que vai montar veículos elétricos e híbridos por aqui ainda este ano.

Stellantis estará no Salão do Automóvel de São Paulo

Cappellano também reafirmou que a Stellantis estará no Salão do Automóvel de São Paulo, que retorna em 2025 após um hiato de sete anos. As tradicionais marcas do grupo, como Fiat, Peugeot, Abarth, Citroën, Jeep e Ram devem comparecer. A Leapmotor, no entanto, segue indefinida, segundo o chefão da Stellantis na América do Sul.


As datas novo Salão de SP ainda não tiveram o martelo batido, mas o evento será entre 22 de novembro e 1o de dezembro de 2025. A grande novidade, contudo, é que o local será o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O local passou por uma extensa reforma, recebendo até um sistema de climatização, maior queixa entre os visitantes. Lembrando que a feira ocorreu pela última vez no São Paulo Expo.

Jornal do Carro também está no Instagram!