Sem qualquer tipo de eletrificação, o carro flex mais econômico do Brasil faz 17,4 km/l. E este título é do Chevrolet Onix Plus. que, quando abastecido com gasolina, registra a média no ciclo rodoviário. Os números são de acordo com a recente atualização na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV). Por outro lado, faz quase 14 km/l na rodagem urbana. Entretanto, outros automóveis têm médias melhores na cidade.
A atualização da tabela vem depois da novas regras do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entraram em vigor no dia 1º de janeiro deste ano. A ideia da lei de emissões é tornar os carros novos menos poluentes bem como mais eficientes. Muitos modelos, no entanto, perderam potência para se adequarem à nova e oitava fase do programa.
Jornal do Carro reúne agora os dez modelos flex mais econômicos e eficientes. A lista, decerto, é dominada por hatches bem como sedãs compactos e, geralmente, com motor aspirado e transmissão manual. Mas não só. O Honda City, no entanto, é a exceção.
Flex e econômico
Por fim, o Fiat Mobi está fora da lista porque o Inmetro ainda divulgou a eficiência energética, uma vez que o subcompacto agora vem com o 1.0 Firefly de até 75 cv. Ademais, vamos aos critérios:
- Há somente carros com motor flex na lista
- Híbridos não estão incluídos na lista bem como os elétricos
- A lista está em ordem decrescente, mas por índice de eficiência energética — e não de consumo.
- Por fim, apenas a versão/trem de força mais eficiente do modelo está listada.
10) Honda City hatch – Versões com motor 1.5 aspirado de até 126 cv e câmbio automático
Eficiência energética: 1,53 MJ/km
Consumo gasolina: 13,1 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada)
Consumo etanol: 9,5 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada)
9) Fiat Argo – Versão com motor 1.0 aspirado de até 75 cv de potência e câmbio manual
Consumo energético: 1,50 MJ/km
Gasolina: 13,6 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada)
Etanol: 9,2 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
7) Hyundai HB20– Versões com o motor 1.0 aspirado de até 80 cv de potência e câmbio manual
Eficiência energética: 1,49 MJ/km
Consumo gasolina: 13,6 km/ (cidade) e 14,8 km/l (estrada)
Consumo etanol: 10 km/l (cidade) e 10,4 km/ (estrada)
6) Hyundai HB20S – Versões com o motor 1.0 aspirado de até 80 cv de potência e câmbio manual
Eficiência energética: 1,49 MJ/km
Gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)
Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada)
Os 5 primeiros
![Carro flex mais econônico](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2022/01/20101350/Kwid-Intense-25-1160x653.jpg)
5) Peugeot 208 – Versões com o motor 1.0 aspirado de até 75 cv e câmbio manual
Eficiência energética: 1,47 MJ/km
Consumo gasolina: 13,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada)
Consumo etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada)
4) Volkswagen Polo – Versão com motor 1.0 turboflex de até 116 cv e câmbio manual
Eficiência energética: 1,45 MJ/km
Consumo gasolina: 13,7 km/l (cidade) e 16,1 km/l (estrada)
Consumo etanol: 9,5 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada)
3) Fiat Cronos – Versão com motor 1.0 aspirado de até 75 cv e câmbio manual
Consumo energético: 1,44 MJ/km
Gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 16,8 km/l (estrada)
Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada)
2) Chevrolet Onix – Versões de entrada e LT2 com motor 1.0 aspirado de até 82 cv e câmbio manual
Consumo energético: 1,41 MJ/km
Gasolina: 13,8km/l (cidade) e 16,9 km/l (estrada)
Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,9 km/l (estrada)
2) Chevrolet Onix Plus – Versão LT2 com motor 1.0 aspirado de até 82 cv e câmbio manual
Eficiência energética: 1,39 MJ/km
Consumo gasolina: 13,9 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada)
Consumo etanol: 9,7 km/l (cidade) e 12,2 km/l (estrada)
1) Renault Kwid – Versões com motor 1.0 aspirado de até 71 cv e câmbio manual
Consumo energético: 1,36 MJ/km
Gasolina: 15,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)
Etanol: 10,8 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)