A Jeep divulgou mais teasers do novo Compass. A marca, que havia fornecido informações iniciais sobre a nova geração do SUV em outubro do ano passado, conta um pouco mais sobre o carro, que terá revelação global na primavera europeia (entre março e junho). O início de produção, em Melfi (Itália), acontece ainda neste ano. Posteriormente, em 2026, a fabricação será ampliada para a América do Norte e os demais mercados, como o Brasil.
No comunicado, a Jeep confirma que vai preservar o sistema de tração integral no SUV – que trocará a plataforma Small Wide pela STLA Medium. Entretanto, não deu detalhes mecânicos. “O novo Jeep Compass oferecerá uma linha de trem de força expandida para atender às diversas necessidades e preferências dos clientes: e-Hybrid, e-Hybrid plug-in e opções totalmente elétricas, com tração nas quatro rodas disponível em alguns modelos”, diz o documento. A marca, em síntese, promete “o melhor desempenho da categoria e tecnologia de ponta”.

Motorização
Mesmo sem qualquer menção à motorização, potências e demais dados, há expectativa por algo semelhante ao primo Peugeot 3008 – com quem o Compass dividirá plataforma. Originalmente, o francês tem três opções de propulsão elétrica, na Europa. A mais básica delas, tem 210 cv, 34,8 mkgf e 525 km de autonomia. Entretanto, o modelo também conta com motorização híbrida plug-in e combustão com hibridização leve. Esta última une o 1.2 de três cilindros e uma unidade elétrica de 29 cv que funciona em um sistema de 48V. Total: 136 cv.

Embora ainda não se saiba muita coisa sobre o novo Compass, dá para notar pela imagem que o novato apostará em linhas retas, como o irmão Commander. Caixas de rodas avantajadas e teto baixo continuam em cena, conferindo certo apelo esportivo ao SUV. Na parte da frente, como não poderia faltar, continuam em cena as sete fendas que, agora, serão iluminadas individualmente.
Sobre medidas, cabe lembrar que a base STLA Medium comporta veículos de 4,30 metros a 4,90 m, portanto, o Compass poderá crescer em relação aos seus atuais 4,40 m. Seja como for, embora não haja confirmação da montadora, a produção deve continuar em Goiana (PE), ao lado dos SUVs Commander e Renegade, bem como da picape Toro.
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