Rafaela Borges
A missão do Onix é substituir aquele que foi um dos maiores sucessos da Chevrolet no Brasil, o Corsa. Para cumprir essa tarefa, o novo hatch aposta em apelo jovem, espaço e tabela a partir de R$ 29.990 – versão LS 1.0. Mais do que fazer jus ao antecessor, o novato terá de enfrentar rivais como alguns dos carros mais vendidos do País – VW Gol e Fiat Palio -, e os recém-lançados Hyundai HB20 e Toyota Etios.
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São duas as armas da Chevrolet para tentar conquistar a juventude. A principal é o sistema multimídia MyLink, que custa R$ 1.200 e está disponível a partir da versão LT 1.0, que começa em R$ 31.690 e chega a R$ 32.890 com o opcional. O dispositivo reúne entrada e conexão com aparelhos eletrônicos. O motorista pode usar aplicativos e reproduzir músicas, fotos e até vídeos na tela do console central.
O outro toque de jovialidade é a possibilidade de personalizar o carro com adesivos e até uma espécie de luz de néon nos faróis. Algo que a Fiat já oferece em seus pequeninos Uno e Palio.
O espaço para passageiros surpreende. Feito sobre a plataforma do Sonic, o Onix tem 2,53 metros de entre-eixos – o do Gol, por exemplo, é de 2,46 metros. As pernas de quem viaja atrás ficam livres no novo Chevrolet.
O acabamento agrada para o segmento. É melhor que o do “irmão” Agile (parte de R$ 36.390), posicionado acima do novato.
O desenho do volante agrada. Já o painel, apesar de trazer uma luz azul meio futurista e velocímetro digital com números grandes, não chega a impressionar.
Para abrir o porta-malas, nada de controle interno ou elétrico. É preciso usar a chave da ignição na fechadura do bagageiro.
O motor 1.0 flexível, oferecido nas versões LS e LT, é novo e gera até 80 cv com etanol. Na cidade, funciona bem e não requer que o motorista fique mudando de marcha o tempo todo para manter a velocidade. Até porque 90% de seu torque são entregues a partir das 2.300 rpm.
O problema é em rodovias. O Onix 1.0 sofre até nas subidas menos íngremes, demora a embalar e é lento nas retomadas de velocidade – ultrapassar é difícil.
O motor 1.4 deixa o Onix mais divertido. Disponível nas opções LT e LTZ, com tabela a partir de R$ 35.290, tem até 106 cv e dá ao hatch a agilidade que falta às versões com o 1-litro.
O câmbio tem, no geral, engates fáceis, mas há marchas difíceis de “entrar” em reduções. O desempenho em curvas é um destaque. O novo Chevrolet é firme e não apresenta tendência de escapar de dianteira.