Belisa Frangione
Na hora de trocar os pneus, escolher produtos de boa qualidade e seguir as determinações da fabricante do carro são fundamentais. Com isso é possível diminuir o risco de acidentes, uma vez que componentes desgastados têm a aderência reduzida, o que compromete a dirigibilidade tanto em dias chuvosos quanto em pista seca.
O próprio motorista consegue verificar se está na hora de substituir as peças. Dá para checar o desgaste a partir de um ressalto na área inferior dos sulcos, que não pode atingir o mesmo nível da superfície da banda de rodagem. Segundo normas internacionais, a profundidade dever ser de, no mínimo 1,6 milímetro.
Fazer o rodízio, em média a cada 10 mil km, é outra providência simples que aumenta a durabilidade dos pneus. Como os da frente são mais exigidos (nos veículos de tração dianteira), essa prática torna o desgaste mais homogêneo.
Atenção também ao alinhamento e à calibragem, que deve ser feita, em média, uma vez por mês. Segundo especialistas, em um veículo que roda com 20% da pressão inferior à indicada no manual, o desgaste dos pneus será 30% maior.
“Tem pneu de todo tipo”, afirma o engenheiro de produto para pneus de passeio e caminhonete da Michelin, Flávio Santana. “Entre as opções há desde os para quem utiliza o veículo só no asfalto aos usados no off-road, por exemplo. Existem até produtos destinados a motoristas mais arrojados.”
Mas é preciso ficar atento às especificações técnicas. “Essas informações estão impressos nas laterais”, afirma o analista técnico do Cesvi-Brasil Alessandro Rúbio. “Usar pneu errado compromete o desempenho e, principalmente, a segurança.”
Especificações
Em um pneu 175/70 R13, por exemplo, o primeiro número refere-se à largura da banda de rodagem (em milímetros). O segundo é a relação porcentual entre a largura e a altura. O “R” significa construção radial, e o 13, o diâmetro interno em polegadas. Depois dessas marcas, o número indica a capacidade de carga e a letra, a velocidade máxima que a peça suporta.
Na rede de lojas Caçula de Pneus (3040-6464), o Pirelli 225/55 R18 para um Mitsubishi Outlander custa R$ 834,10. No Extra (4003-0363), o par do General Tire 195/55 R15 do VW Voyage sai por R$ 487,13.