José Antonio Leme
Sete meses após seu lançamento mundial, a nova geração da BMW R 1200 GS desembarca no Brasil. Trazida da Alemanha, a moto parte de R$ 73.400 na versão Sport. A Premium, de topo, como a avaliada, tem tabela de R$ 83.900.
Assento, pedaleiras e para-brisa ajustáveis, manoplas aquecidas, protetor de mãos, suportes laterais para malas e farol com LEDs de uso diurno são itens de série. Rodas raiadas, preparação para GPS e computador de bordo são extras da versão mais cara.
A BMW melhorou vários aspectos da motocicleta para mantê-la como referência do segmento big trail e conter o avanço da concorrência. Logo após o lançamento da geração anterior, chegaram ao mercado Triumph Explorer, Ducati Multistrada, Honda VFR 1200X, Kawasaki Versys 1000 e Yamaha Super Teneré, entre outras concorrentes.
O frescor visual vem acompanhado do novo chassi, mais rígido que o anterior, e a adição de 9 quilos ao peso total.
O motor dois-cilindros, agora refrigerado a ar e a líquido, entrega 125 cv – 15 cv a mais que o antecessor – e é capaz de fazer o modelo de 238 quilos superar os 200 km/h.
O câmbio de seis marchas foi mantido, assim como a transmissão final por cardã, que passou para o lado esquerdo da moto para acompanhar a mudança na posição do eixo do virabrequim.
O auxílio eletrônico se manteve forte na R 1200 GS. De série há controle de tração, freios ABS e suspensões com ajustes elétricos. Na dianteira são três os níveis de amortecimento (suave, normal e esportivo) e na traseira há três ajustes de pré-carga (piloto, piloto e bagagem e piloto e garupa).
A BMW traz também cinco modos de condução, que alteram a entrega de potência e a interferência do controle de tração e do ABS.
Deixa a moto pronta para enfrentar pista molhada, seca e até para a prática de off-road. Tudo pode ser selecionado por botões nos punhos do guidão.
EM AÇÃO
Apesar do peso, a R 1200 GS é fácil de guiar e mostra qualidades em situações distintas de pista, principalmente por causa da eletrônica embarcada. A posição de guiar proporciona conforto e o para-brisa protege bem do vento e chuva.
O enorme painel é completo e de fácil leitura. Traz velocímetro e medidor de nível de combustível e da pressão dos pneus, entre outros itens.
O motor boxer (cilindros contrapostos) reduz o centro de gravidade e em conjunto com a suspensão ajustável permite tocada esportiva no asfalto. No off-road, o curso longo das suspensões filtra bem os impactos em pisos irregulares e a eletrônica, menos presente, exige habilidade do piloto. Graças aos discos duplos de 305 mm na frente e simples de 276 mm atrás, há bom poder de frenagem.