Na linha 2013, a Honda passa a oferecer mais duas motos com motor flexível: a naked CB 300R e a de uso misto (on/off-road) XRE 300. A primeira é tabelada a R$ 11.990 na versão de entrada e R$ 13.690 na com freios ABS. A com apelo aventureiro parte de R$ 13.290 e vai a R$ 14.990 com o sistema que evita o travamento das rodas durante as frenagens.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
As duas têm o mesmo motor de 291,6 cm3, mas há pequenas diferenças nos seus números. No caso da CB 300R (com gasolina), a potência é de 26,53 cv e o torque, de 2,82 mkgf. Abastecida só com álcool, são de, respectivamente, 26,73 cv e 2,86 mkgf.
Na XRE 300, a potência é de 26,1 cv e o torque, de 2,81 mkgf – se houver 100% de gasolina no tanque. Com apenas etanol, são 26,3 cv e 2,85 mkgf.
De acordo com informações da Honda, é preciso manter sempre pelo menos 20% de gasolina no tanque das motos para garantir as partidas a frio.
As motocicletas receberam leves mudanças no visual. A CB 300R ganhou defletor lateral integrado ao pequeno escudo, próximo ao tanque de combustível. O objetivo é dar mais imponência à moto, segundo a Honda. O painel agora traz uma luz que se acende quando há grande concentração de etanol no tanque.
O mesmo dispositivo está também no painel da XRE 300. O modelo aventureiro ganhou ainda carenagem interna integrada ao para-lamas principal.
A principal função desse equipamento é aumentar a proteção do piloto contra respingos de água e lama, de acordo com informações da Honda.